MAUS-TRATOS INFANTIS: SOB A PERSPECTIVA DA OMISSÃO DE PROTEÇÃO DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4734570Palabras clave:
Maus-tratos. Infância. Sociedade. Traumas. Estado.Resumen
O tema deste artigo é maus-tratos infantis: sob a perspectiva da omissão do estado na proteção das crianças. Investigou-se o seguinte problema: "os maus-tratos na infância podem gerar traumas para a vida inteira?". Cogitou-se a seguinte hipótese: "na multiplicidade dos casos, os violentadores são parentes". O objetivo geral é: "relatar a existência de crimes graves que, ao invés de acabarem, fazem aumentar os números de casos; como o crime de maus-tratos". Os objetivos específicos são: "achar o problema dos mesmos"; "localizar o risco e proteger o jovem da violência sofrida"; "implantar experimentos para socorrer esta pessoa". Este trabalho é importante para um operador do Direito, mostrar a importância de protegermos as crianças, por elas serem o futuro de nosso país; para a ciência, é relevante, por estudar o comportamento de um adulto que sofreu violência na infância; orientando a sociedade pelo fato de que, a violência contra uma pessoa tão indefesa, gera bastante desconforto na sociedade, a qual tenta fazer justiças com as próprias mãos e isto, não é raro de acontecer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.
Descargas
Citas
BATEMAN, A; FONAGY, P. Mentalization-based Treatment for Borderline Personality Disorder: A Practical Guide. Oxford: Oxford University Press, 2006.
BATEMAN, A; FONAGY, P. Psychotherapy of Borderline Personality Disorder: mentalization-based treatment. Oxford: Oxford University, 2004.
BAZON, Marina Rezende. Maus Tratos na Infância e Adolescência: perspectiva dos Mecanismos Pessoais e Coletivos de Prevenção e Intervenção. Ciência e Saúde Coletiva. Vol.12, n.5. 2007.
BAZON, Marina Rezende. Violências contra crianças e adolescentes: análise de quatro anos de notificações feitas ao Conselho Tutelar na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, Vol. 24, n. 2, p. 323-332, fev., 2008 . Acesso em 30 abr. 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008000200011&lng=en&nrm=iso>. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200011>.
BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.
BION, W. R. Aprendiendo de la experiência. Barcelona: Paidós, 1997.
BION, W. R. Estudos Psicanalíticos Revisados (Second Thoughts). Traduzido por W. M. M. Dantas. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
BRASIL, Ministério da Justiça. Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). Brasília: Ministério da Justiça, 2013. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/assuntos/ criancas-e-adolescentes/programas/observatorio-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-1/ sistema-de-informacoes-para-infancia-e-adolescencia-2013-sipia>. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência intrafamiliar: orientação para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
BRINGIOTTI, M. I. La escuela ante los niños maltratados. Buenos Aires: Paidós, 2000.
BRITO, A. M. M.; ZANETTA, D. M. T.; MENDONÇA, R. C. V.; BARISON, S. Z. P.; ANDRADE, V. A. G. Violência doméstica contra crianças e adolescentes: estudo de um programa de intervenção. Rev C S Col. N. 10, p. 143-149, 2005.
CAVALCANTI AL, Duarte RC. Perfil da criança e do adolescente vítimas de violência doméstica. Rev. Bras. Ciênc. Saúde, n. 8, p. 183-190, 2004.
Comportamentais em Crianças e Adolescentes: Lições de Três Décadas de
CRE, Conselho Regional de Enfermagem. Legislação. Porto Alegre, 1998.
DURLAK, J. A; WELLS, A. M. Primary prevention mental health programs for children and adolescents: A meta-analytic review. American Journal of Community Psychology, n. 25, p. 115-142, 1997.
ESSAU, C. A. Primary prevention of depression. DOZOIS, D. J. A.; DOBSON, K. S. (eds.). The prevention of anxiety and depression: Theory, research and practice. Washington: American Psychological Association, p. 185-204, 2002.
Estudo, Maringá, Vol.16, n.1, jan.mar., 2011.
FERREIRA, Cleiciara Lúcia Silva; CÔRTES, Maria Conceição J. Werneck; GONTIJO, Eliane Dias. Promoção dos direitos da criança e prevenção de maus tratos infantis. Ciência e Saúde Coletiva. Vol. 24, n.11, 2019.
FONAGY, P. The research agenda: the vital need for empirical research in child psychotherapy. Journal Child Psychotherapy, n. 29, p. 129-36, 2003.
FONAGY, P.; BATEMAN, A. Mentalizing and borderline personality disorder. Journal of Mental Health, n. 16, p. 83-101, 2007.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano II, Vol. II, n. 5, ago.-dez., 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano II, Vol. II, n. 5, ago.-dez., 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019 (Coleção Trabalho de Curso, Vol.I).
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.
GUERRA, V. N. A. Violência de pais contra filhos: procuram-se vítimas. São Paulo: Cortez; 1985.
HOLMES, J. Mentalizing from a Psychoanalytic Perspective: What"™s New? ALLEN, J.; FONAGY, P. Fonagy. The Handbook of Mentalization Based Treatment. Chichester: John Wiley & Sons, p. 31-50, 2006.
MARTINS, Karoline dos Santos; AVENI, Alessandro; GONÇALVES, João Carlos. CARACTERISTICAS E INDICADORES DE IMPACTO FINANCEIROS DOS EMPREENDEDORES SOCIAIS. Revista Coleta Científica, [S. l.] Vol. 4, n. 8, p. 31–46, 2020.
MASTEN, A. S.; COATSWORH, J. D. The development of competence in favorable and unfavorable environments: Lessons from research on successful children. American Psychologist, n. 53, p. 205-220, 1998.
MURTA, Sheila Giardini. Programas de Prevenção a Problemas Emocionais e
na Mentalização de Crianças que sofreram Maus-Tratos. Psicologia em
Pesquisa. Psicologia: reflexão e crítica. Vol. 20, n.1. 2007.
QUINN, M. M; KAVALE, K. A; Mathur, S. R; RUTHERFORD, R. B; FORNESS, S. R. A meta-analysis of social skill interventions for students with emotional or behavioral disorders. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, n. 7, p. 54-64, 1999.
RAMIRES, Vera Regina Röhnelt; GODINHO, Lucia Rech. Psicoterapia baseada
SEADE, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. O estado dos municípios 1997-2000: índice paulista de responsabilidade social. São Paulo: Assembleia Legislativa, 2003.
SHARP, C. Mentalizing problems in childhood disorders. ALLEN, J.; FONAGY, P. Fonagy. Handbook of mentalization-based treatment. Chichester: John Wiley & Sons, p. 101-121, 2006.
SOUZA, Gabriela Lobato; KANTORSKI, Luciane Prado. Maus Tratos na Infância. Fam. Saúde Desenvolvimento, Curitiba. Vol.5, n.3, set.-dez., 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.