- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Política de Direitos Autorais
- Taxas de Processo e Publicação dos Artigos
- Ética na Publicação e Declaração de Negligência
- Política de Ética e Malversação de Publicações
- Análise de Plágio
- Fluxograma do Processo Editorial
- Dados da Mantenedora do Periódico
Foco e Escopo
O Centro Universitário Processus - UniProcessus, com muito orgulho, apresenta o periódico Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros. Neste periódico Científico, são publicados artigos Científicos ou de revisão de literatura de doutores e acadêmicos do Brasil e do mundo. O periódico é inter e multidisciplinar, tendo como áreas principais estudos de Gestão (Administração Pública), Jurídicos (Direito) e Financeiros (Ciências Contábeis). Este periódico Científico eletrônico tem periodicidade semestral, tendo duas edições por ano, e possui registro de ISSN Online: 2178-2008 / ISSN Impresso: 2237-2342. O Centro Universitário UniProcessus disponibiliza a Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros aos seus discentes e docentes, e toda comunidade acadêmica e sociedade em geral. Todas as edições semestrais (janeiro-junho; julho-dezembro) estão disponíveis na versão eletrônica, de acesso gratuito, sem qualquer fim lucrativo, podendo ser acessadas no site Institucional do Centro Universitário UniProcessus e/ou no site da Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros
A "Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros" tem por missão contribuir para a evolução do conhecimento no campo da inter e multidisciplinaridade, que envolvam o conhecimento Científico das temáticas de Ciência Política, Direito e Sociologia, contemplando aspectos relativos í s organizações sociais e empresariais, públicas e privadas, e outras questões de relevo social. Objetiva-se, com este periódico, divulgar a produção Científica dos discentes e docentes dos cursos do Centro Universitário UniProcessus, sendo também acessível a pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior, que contribuam para promover o debate de ideias e estimular a pesquisa Científica.
Objetivando-se também manter a interlocução social sempre realizada pelo Centro Universitário UniProcessus, o periódico, ainda, divulgará os estudos, as entrevistas e as pesquisas desenvolvidas no âmbito das atividades de extensão, em que a parceria entre a Instituição e a comunidade se torne cada vez mais intensa, possibilitando uma real integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A "Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros" poderá acrescentar, além das edições normais, números temáticos e especiais, enquanto números-extra, incorporando novas seções, conforme desdobramentos da Política editorial. Tanto o Conselho Editorial da Revista (Comitê de Política Editorial), quanto o Corpo Técnico Científico (Pareceristas) são compostos de maneira exógena por professores de Ensino Superior de diversas universidades, centros universitários e faculdades, envolvendo coordenadores de cursos e pesquisadores. A Instituição espera que esta publicação se torne um instrumento dinâmico de reflexão e debate, contribuindo para a solução dos problemas sociais.
A Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros é um periódico semestral. O periódico segue o sistema de fluxo contínuo de recebimento de submissões.
Políticas de Seção
Artigos
Política padrão de seção
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Serão aceitos, para avaliação pela comissão editorial/consultiva, artigos Científicos, artigos de revisão de literatura, relatos de casos, comunicações breves, e outros artigos que estejam relacionados aos objetivos de divulgação da Revista, sendo um dos autores com a títulação de mestre ou doutor. O material é encaminhado aos consultores e revisores, que decidirão sobre a conveniência da publicação, de forma integral ou parcial, encaminhando ao autor sugestões e possíveis correções. A Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros adota como Política de avaliação o sistema "double blind peer review", promovido por integrantes de seu corpo de avaliadores, cadastrados no site da revista: http://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/about/editorialTeam. Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios serão arquivados.
Periodicidade
A Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros é um periódico Científico, eletrônico, totalmente gratuito, de acesso aberto, de periodicidade semestral com publicação contínua, que recebe submissões de trabalhos inéditos e em fluxo contínuo, nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês.
Política de Acesso Livre
Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso í pesquisa Científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Políticas de Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.
TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS
Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:
a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo
b) processamento: 0,00 (BRL)
não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos
A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.
Ética na Publicação e Declaração de Negligênica
A Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros, ISSN Online: 2178-2008 / ISSN Impresso: 2237-2342, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito í conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em acima de 25%, não é aceito na Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
Política de Ética e Malversação de Publicações
A Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros está comprometido e têm respnsabilidades no cumprimento dos critérios éticos em todas as etapas do processo de publicação, o que envolve o autor, os editores e os revisores. Para tanto, seguimos o que é preconizado pelo o Comitê de Ética na Publicação (COPE). Abaixo relacionamos alguns dos principais aspectos das expectativas para editores, revisores e autores. Sugerimos também a leitura do Guia de Boas Práticas em Publicações.
1. Expectativas Éticas
Responsabilidades dos editores
- - Adotar e seguir procedimentos razoáveis "‹"‹no caso de reclamações de natureza ética ou de conflito, de acordo com as Políticas e procedimentos da Sociedade, quando apropriado. Dar aos autores uma
- - Atuar de forma justa e objetiva, sem discriminação do gênero, orientação sexual, crença religiosa ou Política ou etnia oportunidade razoável de responder a qualquer reclamação.
- Todas as reclamações devem ser investigadas, independentemente de quando a publicação original foi aprovada. A documentação associada a essas reclamações deve ser mantida.
- - Todos os estudos originais devem ser revisados antes da publicação, levando em conta o possível viés devido a interesses relacionados ou conflitantes.
- - Os editores devem tratar todos os trabalhos submetidos como confidenciais.
- - As decisões editoriais não devem ser influenciadas por receita publicitária ou potencial de reimpressão: editorial administração de publicidade deve ser claramente separados.
Responsabilidades dos revisores
- - A revisão do manuscrito deve ser em tempo hábil, se comprometendo a não reter o manuscrito em período superio ao prazo determinado, sem justificativa ou comunicações aos editores.
- - Contribuir na tomada de decisão e ajudar a melhorar a qualidade do artigo publicado.
- - Manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou autor. Não reter ou copiar o manuscrito.
- - Alertar o editor para qualquer conteúdo publicado ou enviado que seja substancialmente similar í quele em revisão.
- - Estar ciente de quaisquer potenciais conflitos de interesses (financeiros, institucionais, colaborativos ou outros relacionamentos entre o revisor e o autor) e alertar o editor para estes, se necessário, retirando seus serviços para esse manuscrito.
Responsabilidades dos autores
- - Confirmar a originalidade do manuscrito submetido e reconhecer e citar conteúdo reproduzido de outras fontes. Para obter permissão para reproduzir qualquer conteúdo de outras fontes.
- - Manter registros precisos dos dados associados ao manuscrito submetido e fornecer ou fornecer acesso a esses dados, mediante solicitação razoável.
- - Confirmar / afirmar que o manuscrito como submetido não está sob consideração ou avaliação para publicação em outro lugar. Onde partes do conteúdo se sobrepõem ao conteúdo publicado ou enviado, para reconhecer e citar essas fontes. Além disso, fornecer ao editor uma cópia de qualquer manuscrito submetido que possa conter conteúdo sobreposto ou estreitamente relacionado.
- - Os autores devem assegurar que quaisquer estudos envolvendo seres humanos ou animais estejam em conformidade com as leis e requisitos nacionais, locais e institucionais, comunicando das necessários para a comprovação dessa aprovação.
- - Declarar qualquer potencial conflito de interesses (por exemplo, quando o autor tiver interesse concorrente (real ou aparente) que possa ser considerado ou visto como exercendo uma influência indevida sobre suas funções em qualquer estágio durante o processo de publicação).
- - Notificar prontamente o editor se um erro significativo em sua publicação for identificado. Cooperar com o editor para publicar uma errata, adenda, retificação ou retrair o documento, quando isso for considerado necessário.
2. Procedimentos para lidar com comportamento antiético
Identificação de comportamento antiético
- - Má conduta e comportamento antiético podem ser identificados e trazidos í atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
- - Má conduta e comportamento antiético podem incluir, mas não se limitam a, exemplos como descritos acima.
- - Quem informar ao editor má conduta e comportamento antiético, deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão bem-sucedida seja alcançada.
- - A decepção pode ser intencional, por negligência imprudente de possíveis conseqüências, ou por negligência. isto está implícito, portanto, que a "melhor prática" requer completa honestidade, com total divulgação.
Investigação
- - Uma decisão inicial deve ser tomada pelo editor, que deve consultar ou buscar orientação do editor associado, se apropriado.
- - Evidências devem ser coletadas, evitando, ao mesmo tempo, espalhar quaisquer alegações além daquelas que precisam ser informadas.
- - O exame das faltas deve, ter foco, não apenas no ato ou omissão em particular, mas também sobre a intenção do pesquisador, autor, editor, revisor ou editor envolvido.
Pequenas violações
- - Uma má conduta menor pode ser tratada sem a necessidade de consultar mais amplamente. Em qualquer caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações.
Violações sérias
- - Uma falta grave pode exigir que os empregadores do acusado sejam notificados. O editor, em consulta com a editora ou a Sociedade, conforme apropriado, deve tomar a decisão de envolver ou não os empregadores, seja examinando as evidências disponíveis ou consultando outras consultas com um número limitado de especialistas.
Resultados
- Quando indentificada a má conduta e comportamento antiético, poderão ser aplicadas as ações abaixo. Elas estão em ordem crescente de gravidade e podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto).
- - Informar ou educar o autor ou revisor onde parece haver um mal-entendido ou má aplicação de padrões aceitáveis.
- - Uma carta com mais fortes palavras para o autor ou revisor que cobre a má conduta e como um aviso para o comportamento futuro.
- - Publicação de um aviso formal detalhando a má conduta.
- - Publicação de um editorial detalhando a má conduta.
- - Uma carta formal para o chefe do departamento do autor ou revisor ou agência de financiamento.
- - Retratação ou retirada formal de uma publicação da revista, em conjunto com a informação do chefe do departamento do autor ou revisor.
- - Imposição de um embargo formal í s contribuições de um indivíduo por um período definido.
- - Relatar o caso e o resultado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.
Análise de Plágio
Os trabalhos submetidos a avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio com o programa adquirido e licenciado pelo Centro Universitário UniProcessus o "Plagius - Detector de Plágio profissional 2.5.4" A equipe editorial confere os dados. No caso das citações diretas (mesmo mencionando-se a fonte), o máximo permitido é de 25%. No caso de plágio ou de autoplágio, o autor será informado que deverá proceder í referenciação da fonte, sendo o máximo permitido de 25%. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo í apreciação da Revista. Casos de plágio reportados í Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.
Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação Científica.