POLÍTICAS DE RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL: SITUAÇÃO ATUAL, LIMITAÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4253366Palavras-chave:
Ressocialização. Sistema prisional. Apenado.Resumo
O tema desse artigo é voltado para as políticas de ressocialização no sistema prisional. Investigou-se o seguinte problema: "Qual a situação atual, suas principais limitações e os desafios?". Cogitou-se a seguinte hipótese "as políticas de ressocialização do apenado no sistema prisional brasileiro tendem ao colapso". O objetivo geral é apresentar a situação atual, as limitações e os desafios das políticas de ressocialização no sistema prisional brasileiro. Os objetivos específicos são "apontar, na atualidade, quem é responsável pela gestão dos sistemas prisionais" e "apresentar os modelos atuais de ressocialização". Este trabalho tem importância em uma perspectiva individual devido ao questionamento social sobre o tema. Para a ciência, esta pesquisa se mostra útil em expor de modo sistemático as políticas de ressocialização no sistema prisional. Este assunto cresce de importância para a sociedade brasileira, face a esta crise, aparentemente sem solução. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica de três meses.
Downloads
Referências
CABRAL, Luisa R.; SILVA, Juliana Leite. O trabalho penitenciário e a ressocialização do preso no Brasil. Revista do CAAP. Belo Horizonte. P. 163-164, 2010.
CELLA, Camila Franzen; TEDESCO, Anderson Luiz; MELLO, Maria Luiza. Reflexões teóricas acerca da efetividade das medidas socioeducativa. Revista Jurídica FADEP Digital. Volume I, n.1, p. 7, 2017.
COSTA, Daniela C. A.; SANTOS, Ercolis Filipe Alves. Políticas públicas e a falência do sistema prisional brasileiro: Teses Jurídicas 17 e 18 do procurador-geral da república PGR, e a imediata intervenção do poder judiciário. Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça. Minas Gerais. Ano 2015, Volume I, n.2, p. 233-248, 2015.
FAUSTINO, Eliana R.; PIRES, Sandra de Abreu. Os centros de ressocialização e o processo de trabalho do assistente social. Revista Emancipação. Volume 7, n.1, p. 53-55, 2007.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
RIBEIRO, José R. F.; BRITO, Rafael Giordano Gonçalves; OLIVEIRA, Tarsis Barreto. A ressocialização do apenado por meio da participação da sociedade: o trabalho como instrumento no processo de reintegração. Revista Vertentes do Direito. Volume 5, n.1, p. 191-208, 2018.
TEIXEIRA JUNIOR, Jorge L.; GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Publicação, reprodução, execução: direitos autorais. In: Breves considerações sobre a efetividade das Políticas públicas voltadas a ressocialização do menor infrator. Anais do Congresso de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Social da Faculdade Processus. Ano II, Volume II, n.4, p. 6-9, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.