O INSTITUTO DO "CARONA" E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5008991Palabras clave:
Carona. Registro de Preços. Contratações. Princípios. Licitações.Resumen
O tema deste artigo é o instituto do "carona" e os princípios do Direito Administrativo. Investigou o seguinte problema: o "carona" foi recepcionado pelos princípios do Direito Administrativo? Cogitou a seguinte hipótese: é possível otimizar as contratações e ainda atender aos princípios. O objetivo geral é analisar o instituto í luz dos princípios do Direito Administrativo. Os objetivos específicos são: apontar as vantagens e as desvantagens; analisar a posição divergente da doutrina; avaliar no contexto das contratações públicas. Este estudo é importante para o operador do Direito, na atuação pública, pela aplicação dos princípios norteadores da boa gestão. É relevante para a ciência, pois compreende o estudo de um instituto revolucionário nas contratações. Agrega í sociedade por tornar públicas questões de transparência, eficiência e moralidade nas contratações públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.
Descargas
Citas
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.
GUIMARíES; NIEBUHR, J. DE M. Registro de preços: aspectos práticos e jurídicos. 2 ed. - Belo Horizonte. Editora Fórum, 2013.
JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários í Lei de licitações e contratos administrativos. 15 ed. - São Paulo. Editora Dialética, 2012.
MELLO, Elizabete Rosa de; POLICIANO, Eliane Beatriz Cunha; ANDRADE, Marcella Coelho. A ilegalidade da regulamentação da licitação por adesão e a aplicação da lei de acesso í informação. Revistas USP. 2016, vol. 3, n. 2, p. 343-366.
MEDEIROS, Fábio Mauro de. Registro de preços e sua natureza jurídica. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 14, n. 163, p. 15-26, jul. 2015.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 33 ed. - São Paulo. Editora Atlas S.A., 2017.
PEREIRA JÚNIOR, Jessé Torres; DOTTI, Marinês Restelatto. O manejo do registro de preço e o compromisso com a eficiência. Revista do TCU. 2010, maio/agosto, n. 118.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.