A metateoria do direito fraterno de Eligio Resta, à luz do garantismo e da democracia constitucional de Luigi Ferrajoli, como potência de enfrentamento à excludente lógica de poder que fomenta vulnerabilidades abordada por Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15311030

Palavras-chave:

Direito Fraterno, Garantismo Penal, Democracia Constitucional, Lógica Excludente de Poder, Grupos Vulneráveis

Resumo

O presente estudo investiga como a metateoria do Direito Fraterno de Eligio Resta, à luz do garantismo penal e da democracia constitucional de Luigi Ferrajoli, pode se constituir como potência de enfrentamento à excludente lógica de poder que fomenta vulnerabilidades conforme analisado por Michel Foucault .Parte-se da hipótese de que a incorporação do princípio da fraternidade amplia o escopo do garantismo de Ferrajoli ao acrescentar uma dimensão ética de solidariedade e inclusão que fortalece a limitação do poder estatal, e de que a articulação entre essas abordagens favorece a construção de uma cultura jurídica inclusiva capaz de revelar e desafiar as dinâmicas de exclusão, promovendo práticas não violentas e de reconhecimento mútuo. Para cumprir esses objetivos, o estudo analisa a lógica de poder e a formação de grupos vulneráveis sob a ótica de Foucault, apresenta a metateoria do Direito Fraterno como força teórico-prática de enfrentamento, examina a contribuição do garantismo e da democracia constitucional na efetivação dos direitos fundamentais ​e propõe implicações normativas e práticas para o fortalecimento de uma justiça inclusiva e solidária

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Biografia do Autor

Jonas Rodrigo Gonçalves, Centro Universitário UniProcessus

Pós-doutor em Direito (Direitos Humanos); Doutor em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos, Cidadania e Violência); Especialista em Direito (Constitucional, Administrativo e Trabalhista), em Letras e em Educação; Licenciado em Filosofia, em Sociologia e em Letras Pesquisador sobre Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis, Direito e Políticas Públicas, Metodologia do Ensino e da Pesquisa.

Sandra Regina Martini, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) RS, Brasil

Professora do PPG em Direito da Universidade La Salle, Canoas/RS. Possui Pós-doutorado em Direito (Roma Tre) e Pós-doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Salerno).

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Publicado

2025-04-30

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