A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PARA A DESOBSTRUÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DO MUNICÍPIO DE VALPARAISO DE GOIÁS - GO

Autores

  • Me. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus - DF (BRASIL)
  • Cleison Virginio Gomes de Almeida Faculdade Processus - DF (BRASIL)
  • Leonardo Duarte dos Santos Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Palavras-chave:

Mediação. Conciliação. Eficácia. Pré Processual. Cejusc

Resumo

O tema deste artigo é A importância da Mediação e Conciliação para a Desobstrução do Poder Judiciário no Municí­pio de Valparaí­so de Goias. Investigou-se o seguinte problema: "A mediação e a conciliação na fase pré-processual contribuem de forma substancial para a diminuição da demanda processual litigiosa no âmbito do Poder Judiciário no municí­pio de Valparaí­so de Goias ?". Cogitou-se a seguinte hipótese, que a mediação e a conciliação contribuem de forma significativa para a desobstrução do Poder Judiciário no municí­pio em questão em decorrência do grande número de audiências que são realizadas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) ainda na fase pré processual. O objetivo geral é averiguar se os trabalhos de mediação e conciliação realizados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania têm contribuí­do de forma significativa para a diminuição da demanda processual no Judiciário. Os objetivos especí­ficos são: abordar a perspectiva história e conceitual dos institutos da mediação e conciliação no Brasil; verificar como se dá a atuação do conciliador e do mediador na autocomposição pré processual; ponderar de que forma a autocomposição pré processual contribui para o acesso í  justiça; promover uma breve análise acerca da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça e o disposto no Código de Processo Civil de 2015 no que toca í  conciliação e mediação;. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido ao curso de mediação e conciliação que fiz junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no ano de 2015, atuando como conciliador voluntário, onde me chamou í  atenção os diversos casos que foram resolvidos na fase pré processual, sem a necessidade de levar adiante; para a ciência, é relevante pelo fato de que ajuda a sociedade a elevar seu conhecimento na área jurí­dica; agrega í  sociedade pelo fato de ser um tema interessante de maneira geral na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política; Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD, Docência no Ensino Superior, Formação em EAD, Revisão de Texto, Agronegócio e Gestão Ambiental. Professor das faculdades Processus (DF), Unip (SP), Facesa (GO), CNA (DF). Escritor (autor de 61 livros didáticos). Revisor e Editor.

Cleison Virginio Gomes de Almeida, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Possui graduação em Direito pela Faculdade Processus (2015). Atualmente é professor da Faculdade Processus. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário

Leonardo Duarte dos Santos, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Bacharel em Direito pela Faculdade Processus

Referências

CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso a Justiça. Porto Alegre: Biblioteca do Tribunal de Justiça do RS, 1988.
BRASIL. Decreto lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, Brasilia, DF, mai 1943.
BRASIL. Decreto Lei nº 3.689, de 3 de Outubro de 1941. Código de Processo penal, Brasili,DF, out 1941.
BRASIL. Decreto n. 5.452, de 01 de mai. de 1943. Consolidação das Leis do Trabalho.
BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de mar de 2015. Código de Processo Civil.
DIDIER JR, F. Curso de Direito Processual Civil. 17. ed. Salvador: Jus Podivm, v. 1, 2015.
BRASIL. Decreto nº 737, de 25 de Novembro de 1850. Determina a ordem do Juizo no Processo Commercial, Brasilia, DF, nov 1850.
BUZZI, M. A. G. et al. Guia de Conciliação e Mediação. Brasiia: Conselho Nacional de Justiça, 2015.
SANTOS, Marisa Ferreira dos, CHIMENTI, Ricardo Cunha. Juizados Especiais Cí­veis e Criminais: federais e estaduais, 4 ed. ver. E atual, São Paulo: Saraiva, 2006.
JUSTIÇA, Conselho Nacional. Manual de Mediação Judicial, 6ª Edição. – Brasília. Ed. CNJ
SCAVONE JUNIOR, L. A. Manual de Arbitragem: Mediação e Conciliação. 8ª EDIÇí­O. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense, 2018.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo. Ed. Método, 2008.
SALES, Lí­lia Maia de Morais. Mediação de Conflitos: Famí­lia, Escola e Comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007.
HABERMANN, R. T. Mediação e Conciliação no Novo CPC. 1ª EDIÇí­O. ed. São Paulo: Habermann, 2016.
BACELLAR, R. P. Mediação e Arbitragem. São Paulo: Saraiva, 2012.
SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e Arbitragem, Ijuí­: Ed. Unijuí­, 2012.
DE MORAIS, J. L. B.; SPENGLER, F. M. Mediação e Arbitragem Alternativas á Jurisdição. [S.l.]: Livraria do Advgado, 2009.
CARNEIRO, P. C. P.; PINHO, H. D. B. Novo Código de Processi Civil, Anotado e Comparado. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura.Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura.Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.
BRASIL. Resolução nº 125, de 29 de nov de 2010. Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências, Brasilia,DF, nov 2010.
THEODORO JUNIOR, H. O Compromisso do Projeto de Novo Código de Processo Civil Com o Processo Justo. Revista Sí­ntese de Direito Civil e Processual Civil, São Paulo, v. 12, 2012.
PINHO, Humberto Dalla Bernardina de. Teoria Geral do Processo Civil Contemporâneo, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007

Publicado

2019-11-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>