A COLOCAÇÃO PRONOMINAL NA VISÃO DOS GRAMÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Me. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus - DF; Faculdade CNA-DF; Faculdade FACESA -GO; Universidade Paulista UNIP- DF
  • Kátia Letícia Dantas Tavares de Sousa Faculdade Processus - DF

Palavras-chave:

Colocação – Pronominal – Próclise – Mesóclise – Ênclise.

Resumo

O artigo objetiva mostrar com clareza, de forma correta e sistemática, o uso dos pronomes em relação ao verbo, no que tange í  colocação pronominal. A grande quantidade de regras e exceções apresentadas na Gramática Normativa gera dificuldades nos processos de ensino da lí­ngua portuguesa. O que quase sempre resulta na má utilização da colocação pronominal dentre outros problemas. De fato, o ensino da lí­ngua portuguesa no Brasil ainda émuito deficiente, por um conjunto de motivos, mas, sobretudo, pelas disciplinas relacionadas a ela não serem trabalhadas de forma correta e sistemática, simplesmente ensinadassuperficialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus - DF; Faculdade CNA-DF; Faculdade FACESA -GO; Universidade Paulista UNIP- DF

Mestre em Ciência Política (Políticas Públicas: Direitos Humanos e Cidadania); Especialista em Letras (Linguí­stica: Revisão de Textos); Licenciado em Letras (Português e Inglês); Licenciado em Filosofia; Habilitado em Sociologia, História, Psicologia e Ensino Religioso. É escritor, autorde 34 livros técnicos para faculdades e concursos públicos. Atua como revisor de textos. Coordena dois grupos de pesquisa: Português Jurídico e Políticas Públicas.

Kátia Letícia Dantas Tavares de Sousa, Faculdade Processus - DF

Licenciada em Letras e Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Processus.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BEARZOTI FILHO, Paulo. Sintaxe de Colocação.São Paulo: Atual, 1990.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Noví­ssima Gramática. 34 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1991.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva, 8ª série. São Paulo: Atual, 2003.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. 2ª ed. reform. São Paulo:
Atual, 2005. CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva, 9ª ano. 2ª ed. reform. São Paulo: Atual, 2008.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Português: linguagens: volumeúnico. 2ª ed., 8ª série. São Paulo: Atual, 2005.
CUNHA, Celso, CINTRA, Luí­s F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Edição renovada. São Paulo: FTD, 2007.
FERREIRA, Reinaldo Mathias. Gramática. 1ª ed. São Paulo: ítica, 2006.
GIACOMOZZI, Gí­lio. Descobrindo a gramática:
nova proposta: lí­ngua portuguesa. São Paulo:
FTD, 2004. – (Coleção descobrindo a gramática)
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Gramática Prática: o
guia lingüí­stico do concurseiro. 13. ed. Brasília:
EA, 2008.
HOUAISS, Antônio, Mauro de Salles Villar. Mini
dicionário da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2001.
PASCHOALIN, Maria Aparecida, Neuza Terezinha
Spadoto. Gramática: teoria e exercí­cios .São
Paulo: FTD,1996.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática
Normativa da lí­ngua portuguesa . 41. ed. Rio de
Janeiro:Ed. José Olí­mpio,2001.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>