A COLOCAÇÃO PRONOMINAL NA VISÃO DOS GRAMÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Colocação – Pronominal – Próclise – Mesóclise – Ênclise.Resumo
O artigo objetiva mostrar com clareza, de forma correta e sistemática, o uso dos pronomes em relação ao verbo, no que tange í colocação pronominal. A grande quantidade de regras e exceções apresentadas na Gramática Normativa gera dificuldades nos processos de ensino da língua portuguesa. O que quase sempre resulta na má utilização da colocação pronominal dentre outros problemas. De fato, o ensino da língua portuguesa no Brasil ainda émuito deficiente, por um conjunto de motivos, mas, sobretudo, pelas disciplinas relacionadas a ela não serem trabalhadas de forma correta e sistemática, simplesmente ensinadassuperficialmente.
Downloads
Referências
BEARZOTI FILHO, Paulo. Sintaxe de Colocação.São Paulo: Atual, 1990.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática. 34 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1991.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva, 8ª série. São Paulo: Atual, 2003.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. 2ª ed. reform. São Paulo:
Atual, 2005. CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Gramática Reflexiva, 9ª ano. 2ª ed. reform. São Paulo: Atual, 2008.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Português: linguagens: volumeúnico. 2ª ed., 8ª série. São Paulo: Atual, 2005.
CUNHA, Celso, CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Edição renovada. São Paulo: FTD, 2007.
FERREIRA, Reinaldo Mathias. Gramática. 1ª ed. São Paulo: ítica, 2006.
GIACOMOZZI, Gílio. Descobrindo a gramática:
nova proposta: língua portuguesa. São Paulo:
FTD, 2004. – (Coleção descobrindo a gramática)
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Gramática Prática: o
guia lingüístico do concurseiro. 13. ed. Brasília:
EA, 2008.
HOUAISS, Antônio, Mauro de Salles Villar. Mini
dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2001.
PASCHOALIN, Maria Aparecida, Neuza Terezinha
Spadoto. Gramática: teoria e exercícios .São
Paulo: FTD,1996.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática
Normativa da língua portuguesa . 41. ed. Rio de
Janeiro:Ed. José Olímpio,2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.