O SUICÍDIO COMO ACIDENTE DE TRABALHO

Autores/as

  • José Eduardo de Aguiar Cayres Faculdade Processus -DF
  • Me. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus -DF

Palabras clave:

Suicí­dio e acidente de trabalho. Relação homem-trabalho. Nexo de causalidade entre trabalho e suicí­dio. Doenças psicossomáticas. Suicí­dio e o aspecto jurí­dico.

Resumen

O tema deste artigo é o suicí­dio como acidente de trabalho. Investigou-se o seguinte problema: o suicí­dio pode ser considerado um acidente de trabalho?. Cogitou-se as seguintes hipóteses, "organização do trabalho como condição para um desequilí­brio psí­quico e para o suicí­dio" e "a relação trabalho e medo". O objetivo geral é "caracterização do suicí­dio como acidente de trabalho". Os objetivos especí­ficos são: "conceito legal de acidente de trabalho", "impacto psí­quico do trabalhador frente í  organização do trabalho" e "nexo causal entre trabalho e suicí­dio". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual, pela complexidade da relação homem-trabalho. Para a ciência, é relevante por proporcionar um avanço na disciplina de psicopatologia do trabalho. Agrega í  sociedade pelo fato de ser um problema social a ser enfrentado, quebrando barreiras culturais, sociais e religiosas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Eduardo de Aguiar Cayres, Faculdade Processus -DF

Graduando em Direito pela Faculdade Processus. Graduado em Administração de empresas pela Faculdade Uneb.

lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/5016900142947934

E-mail: [email protected]

Me. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus -DF

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política; Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD, Docência no Ensino Superior, Formação em EAD, Revisão de Texto, Agronegócio e Gestão Ambiental. Professor das faculdades Processus, Unip, Facesa, CNA. Escritor (autor de 61 livros didáticos). Revisor. Editor

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6904924103696696

E-mail: [email protected]

Citas

ANTUNES, Ricardo; PRAUN, Luci. A Sociedade dos adoecimentos no trabalho. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 123, p.407-427, 09 jun. 2015. Trimestral.

BARROS NETO, Roldão Lopes de. O Suicí­dio como Acidente de Trabalho. São Paulo: Edicon, 2011. 144 p.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: Estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. [s.i.]: Cortez Editora, 2003. 168 p. Tradução de: Ana Isabel Paraguay e Lúcia Leal Ferreira.

DEJOURS, Christophe; BÈGUE, Florence. Suicí­dio e Trabalho: O que fazer?. França: Paralelo 15, 2009. 126 p. Tradução: Franck Soundant Revisão técnica: Laerte Idal Sznelwar & Selma Lancman.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.

SOUZA, Lilian Castro de. Acidente do Trabalho: Nexo de causalidade, concausa e doenças ocupacionais. Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, SP, nº 14, p. 95-106, 2013.

TEIXEIRA, Sueli. A depressão no meio ambiente do trabalho e sua caracterização como doença do trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, MG, v. 46, nº 76, p. 27-44, jul/dez 2007.

VENCO, Selma. BARRETO, Margarida. O sentido social do suicí­dio no trabalho. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, v. 80, nº 1, p. 294-302, jan/mar 2014.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Pesquisa. Departamento de Ciências da Administração/UFSC, Florianópolis, 2ª edição reimpressa, 134 páginas, 2013.

Publicado

2020-03-21

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>