VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TRATAMENTO LEGISLATIVO E JURISPRUDENCIAL
Palavras-chave:
Formas. Principais crimes. Eficiência do estado. Eficácia da legislação. Feminicídio.Resumo
O tema deste artigo é violência contra a mulher: tratamento legislativo e jurisprudencial. Investigou-se o seguinte problema: "eficiência do estado e o medo das mulheres de denunciarem". Cogitou-se a seguinte hipótese "se colocar o crime de feminicio no rol de hediondos mudaria algo". O objetivo geral é "mostrar o quanto as mulheres sofrem a falta de eficiência do estado". Os objetivos específicos são: "formas de violência contra a mulher"; "principais crimes de violência contra a mulher"; "eficiência do estado". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a importância da proteção das mulheres na sociedade, para a ciência, é relevante por mostrar como a violência contra a mulher está sendo tratado na jurisprudência e nas legislações atuais; agrega í sociedade pelo fato de ser um tema interessante de maneira geral na sociedade, mas principalmente para as mulheres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.
Downloads
Referências
GRECO, Rogério. Código Penal Comentado. 10. ed. Niterói: Impetus, 2016.
ALVES, Branca M.; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985.
DAMíSIO, Jesus. Violência Contra a Mulher. São Paulo: Saraiva, 2015.
CUNHA, Rogério Sanches, Lei do Feminicídio: Breves comentários. Disponível em:<https://rogeriosanches2.jusbrasil.com.br/artigos/172946388/lei-do-feminicidio-breves-comentarios>. Acessado em: 26 outubro de 2018.
GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Curso de Direito Penal: Parte Geral. São Paulo: Saraiva, 2015.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. Parte geral, parte especial. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil. 1ª ed. Brasília-DF: 2015.
PORTO, Pedro Rui da Fontoura. Feminicídio, Expansão Injustificável ou Resgate de uma Omissão Histórica do Direito Penal? III Colóquio de Ética, Filosofia e Direito da Universidade de Santa Catarina. 2016.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal – 12. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2016.
OLIVEIRA, Ana Carolina. Gondim de. A; COSTA, Mônica Josy Souza; SOUZA, Eduardo Sérgio Soares. Feminicídio e Violência de Gênero: Aspectos Sociojurídicos. Revista Online do CESED – Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento. Vol. 16, nº 24/25, dez. 2015.
HELKER, Meregildo. Da Violência Doméstica Fatal contra a Mulher: Evolução e Tipificação. Mon. UNIR. Cacoal-RO, 2016.
NABUCO FILHO, José. Feminicídio. Revista da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu. nº 03, ano 2015.
BUZZI, Ana Carolina de Macedo. Feminicídio e o Projeto de Lei nº292/2013 do Senado Federal. Mon. UFSC. Florianópolis/SC: 2014.
DIAS, Maria Berenice. A lei Maria da Penha na justiça. 3. ed.. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
HAUSER, Ester Eliana. Cultura da paz, tolerância e combate í exclusão. In: CENCI, Daniel (org.) Rede de proteção í s mulheres: olhares sobre a experiência de Ijuí/RS. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.