Análise do comportamento financeiro de alunos inadimplentes de uma instituição de ensino superior: estratégias para a gestão organizacional
Palavras-chave:
gestão financeira, inadimplência, comportamento do consumidorResumo
Nos últimos anos, várias empresas do segmento educacional enfrentaram desafios significativos relacionados à inadimplência, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Entre 2020 e 2023, a taxa de inadimplência passou de 21,95% para 3,83%, evidenciando a eficácia das estratégias adotadas, como descontos financeiros para pagamentos pontuais. Para contornar essa situação, as instituições implementaram adaptações em seus processos de ensino e no sistema de pagamento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), que visa melhorar a qualidade da educação no Brasil. Neste estudo, foi realizado uma investigação sobre como as estratégias de análise do comportamento do consumidor de uma empresa de grande porte contribuíram para a compreensão das motivações e dificuldades enfrentadas pelos alunos. A variação nas matrículas refletiu as adaptações necessárias, tendo em vista a implementação da Gestão 4G, que abrange gestão financeira, operações, estratégia e tecnologia da informação, contribuiu para uma administração mais eficiente dos recursos. Neste estudo, identificou-se que recomendações futuras como a revisão periódica das políticas de desconto e a introdução de planos de pagamento mais flexíveis, pode assegurar a continuidade do sucesso na gestão da inadimplência e na sustentabilidade financeira da instituição.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BAKER, Kent; NOFSINGER, R. Psychological biases of investors. Financial services review, 11(2), 97, 2002.
BARROS, Alexandre. Inflação acelera em dezembro e chega a 4,52% em 2020, maior alta desde 2016. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29871-inflacao-acelera-em-dezembro-e-chega-a-4-52-em-2020-a-maior-alta-desde-2016#:~:text=Com%20o%20resultado%2C%20o%20%C3%ADndice,foi%20de%204%2C31%25. Acesso em: 18 ago.2024
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica, 2022.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.
BRASIL. lei nº 9.870, de 23 de dezembro de 1999. Dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências Brasília, 23 de novembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República
DAMASIO, Deosimar Antonio. O impacto das mudanças do ensino presencial para o ensino a distancia nos resultados de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal no contexto da pandemia do SARS-COV-2. Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Tese de doutorado.292fls. 2022.
DING, Amy Wenxuan; LI, Shibo. National response strategies and marketing innovations during the COVID-19 pandemic. Business Horizons, [s. l.], ano 2021, v. 64, ed. 2, p. 295- 53 306, 26 fev. 2021. DOI https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.12.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681320301579. Acesso em: 1 set. 2024.
FERNANDES, Djair Roberto. Uma visão sobre a Análise da Matriz SWOT como Ferramenta para Elaboração da Estratégica. UNOPAR Científica. Londrina, v. 13, n. 2, p. 57-68, set 2012. Disponível em: Acessado em 18.ago.2024
HERLING, Luiz Henrique; MORITZ, Gilberto de Oliveira; SANTOS, Adelcio Machado dos; SOARES, Thiago Coelho; BACK, Rafael Bourdot. A inadimplência nas Instituições de ensino SUPERIOR: um estudo de caso na instituição xzx. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 6(2), 126-142. 2013.
HOFRICHETER, M. Análise Swot, ISBN 9788582454206, 8582454201, Simplíssimo, 17 de janeiro de 2017;
NEVES, José Anael; MACHADO Mick Lennom; OLIVEIRA, Luna Dias de Almeida; MORENO, Yara Maria Franco; VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes; Unemployment, poverty, and hunger in Brazil in Covid-19 pandemic times; Rev Nutr. 2021;34:e200170; Approved: March 25, 2021;
PINTO, Nelson Guilherme Machado; DAROS Mariane; Inadimplência no Brasil: Uma Análise das Evidências Empíricas; Revista de Administração IMED, Passo Fundo, vol. 7, n. 1, p. 208-229, Jan.-Jun. 2017 - ISSN 2237-7956 [Recebido: Out. 17, 2016; Aprovado: Jun. 22, 2017] DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p208-229 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
RODRIGUES, Rodrigo Gustavo. Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de um Empreendimento no Mercado de Beleza e Estética em Tempos de Pandemia. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21426. Acesso em: 1 set. 2024
SEMESP. Estudo sobre empregabilidade e ensino superior durante a pandemia. [S. l.], 9 set. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/estudosobre-empregabilidade-e-ensino-superior-durante-a-pandemia/. Acesso em: 1 set. 2024.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; MONTEJUNAS, Paulo Roberto. HIPÓLITO, Oscar; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
TEIXEIRA, Adriano Fernandes; SILVA, Alexandre Ricardo da. Créditos de difícil recebimento: crédito, cobrança, inadimplência e os seus tratamentos contábeis. 1 ed. Franca: Facef, 2001.
INEP: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disseminação de Resultados. 21 out. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em 16 set 2024.
VALIM, Alexandre, GUIDINELLI, Alessandra C. I. P.; GONÇALVES, Cassiani; MALAVOTI, João; VITAL, Leonardo; PEDRONI, Luciane. O modelo SWOT. 2015. Dissertação. MBA – Gestão Estratégica da Manutenção, Produção e Negócios. Faculdade Pitágoras, São João Del Rei, 2011. Disponível em: Acessado em 18.ago .2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.