TRABALHO INFANTIL: COMO PROTEGER O DIREITO FUNDAMENTAL DE PROTEÇÃO A CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Autores

  • Dra. Dulce Teresinha Barros Mendes de Morais Faculdade Anhanguera - Taguatinga, KROTON, Brasil; Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, TJDFT, Brasil; Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo - ASSUPERO, UNIP, Brasil.
  • Débora Marques Ramos Faculdade Processus - DF

Palavras-chave:

trabalho infantil; direito fundamental; proteção de crianças; vulnerabilidade.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre a exploração do trabalho infantil e as consequências danosas que tal situação acarreta í  formação desse grupo social. Realizou-se uma discussão acerca do contexto histórico do tema, contemplando o conceito de trabalho infantil e a proteção legislativa estatal, além do histórico nacional e o cenário atual do labor infantil. Ademais, refletiu-se a respeito das dificuldades no combate ao trabalho infantil, com destaque aos fatores econômicos, í  conexão entre a falta de acesso í  educação e a pobreza, bem assim o pensamento da sociedade brasileira e a falta de empatia com o assunto. Na sequência, analisou-se a convenção n. 182 da OIT e a vulnerabilidade social de meninas. Concluiu-se, por meio de pesquisa bibliográfica e empí­rica, que são vários os fatores que fomentam o trabalho infantil, em especial a falta de acesso í  educação, associada í  pobreza, que levam as crianças a um contexto cí­clico de falta de dignidade e de oportunidades de ascender como pessoa dotada de direitos na sociedade. Por fim, comprovou-se haver necessidade de mais atenção do Estado e da sociedade civil ao tema, a fim de se buscar a erradicação do trabalho infantil, mediante a criação de polí­ticas públicas eficazes, leis rigorosas, campanhas e projetos educativos em relação í  cadeia de produção dos itens de consumo e í  vulnerabilidade infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Dulce Teresinha Barros Mendes de Morais, Faculdade Anhanguera - Taguatinga, KROTON, Brasil; Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, TJDFT, Brasil; Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo - ASSUPERO, UNIP, Brasil.

Possui Doutorado em Direito Público, pela Universidade Federal de Pernambuco (2004); Mestrado em Economia, pela Universidade de Brasília (2000); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil e em Direito do Trabalho, pelo CEUB/CESAPE (1994 e 1990, respectivamente); e em Direito e Processo do Trabalho, pela AMATRA/EMATRA e Faculdade Processus (2015); Graduação em Direito, pela Universidade de Brasília (1988); Letras - Licenciatura em Lí­ngua Portuguesa e respectiva Literatura, pela Universidade de Brasília (1999); e Administração, pela Universidade de Brasília (2011). Aposentou-se no Banco do Brasil, em 2001, no cargo de Escriturária, na função de Auditora. Exerceu a função comissionada de Chefe da Consultoria Jurí­dica, durante cinco anos, na Associação de Poupança e Empréstimo POUPEX. Integra o corpo docente da UNIP-Brasília e da Faculdade Anhanguera-Brasilia, como Professora Doutora Titular. Fez parte do corpo docente da Faculdade Processus, onde atuou como Professora Doutora Titular, exercendo a função de professora de Direito do Trabalho e Projeto de Monografia, bem como Coordenadora do Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso (NTCC), compôs o Conselho Editorial da Revista Processus e foi Revisora de textos dos periódicos da Faculdade. Desde 21.08.2009, é servidora do TJDFT. Esteve cedida í  Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (FUNPRESP-JUD), de out/2013 a out/2014, onde exerceu o Emprego em Comissão de Coordenadora de Administração e Finanças. Detém experiência profissional na área de Administração de Empresas e Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Ambiental, Administrativo e Constitucional.

Débora Marques Ramos, Faculdade Processus - DF

Aluna do 5º semestre do Curso de Direito e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Jurí­dica da Faculdade Processus. E-mail: [email protected].

Referências

ANJOS, Lí­dia e REBOUÇAS, Gabriela Maia. Do trabalho infantil í  escravidão contemporânea: a realidade multifacetada da exploração sexual de crianças e adolescentes. Revista Científica Internacional. Nº 4, volume 10, artigo nº 8, Out/Dez, 2015.

CORRÊA, Lelio Bentes. O trabalho infantil sob a perspectiva internacional. In: MELO, Guilherme Aparecido Bassi de; CÉSAR, João Batista Martins. (Coord.). Trabalho infantil: mitos, realidades e perspectivas. São Paulo: LTr, 2016, p. 11-18.

_______. O desafio da erradicação do trabalho infantil e o papel da magistratura do trabalho. Revista do Tribunal Superior do Trabalho. Brasília vol. 79 n. 1. Jan/mar 2013.

DANTAS, Marinalva Cardoso. O desafio da erradicação das piores formas de trabalho infantil no Brasil. Revista do Tribunal Superior do Trabalho. Brasília. Vol. 79, n 1, jan/mar 2013.

DENNY, Danielle Mendes Thame e JULIí­O,.Rodrigo Farias. Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário. Revista de Direito Brasileira - RDB, v. 16, n. 7, 2017.

FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇí­O E ERRADICAÇí­O DO TRABALHO INFANTIL. Relatório: Trabalho Infantil nos Principais Grupamentos de Atividades Econômicas do Brasil. Brasília, 2016.

FUNDAÇí­O ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil. São Paulo: 2017.

GOUVEIA, C.N.N.A. Avaliação da eficácia e efetividade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil a partir da perspectiva dos usuários e agentes. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraí­ba. João Pessoa, 2013.

INTERNACIONAL LABOUR OFICCE. The international programme on the elimination of child labour (IPEC). Suí­ça, 1992.

SILVA, A.E.P. Trabalho infantil no Brasil: sua história e os instrumentos de proteção. Trabalho de conclusão de curso. Centro Universitário de Tabosa de Almeida. Caruaru, 2017.

SOUZA, Esther Lucena de e ARAÚJO, Késia Miriam Santos de. Tráfico envolvendo crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no contexto do trabalho escravo. 3º Encontro Internacional de Política Social - 10º Encontro Nacional de Política Social. Vitória, 2015.

VIER, Vállery Martins de Souza. Trabalho infantil no Brasil: Pontos práticos para erradicação. Caderno Pedagógico, Lajeado, Vol, 11. Nº 2, 2014.

Publicado

2019-08-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)