PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO IDEAL EM UM COLÉGIO REAL: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMíTICA

Autores

  • Me. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus - DF; Faculdade CNA-DF; Faculdade FACESA -GO; Universidade Paulista UNIP- DF
  • Daniarly da Costa Editora JRG - DF (Brasil); Universidade Anhanguera - DF (Brasil)

Palavras-chave:

Educação contextualizada, matemática concreta, aprendizagem por projetos.

Resumo

Este artigo apresentará uma proposta de uma educação ideal em umcolégio real. Acreditase que o conceito de educação ideal passe pela contextualização do saberes, oportunizando um maior aprendizado a partir de um ensino com base em situações concretas do dia a dia do estudante. Nesse sentido, pensou em um colégio que aqui será descrito para nele ser aplicado um projeto que objetiva o ensino da Matemática para alunos da educação básica com base na análise de situações concretas que envolvem o saber matemático.

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Biografia do Autor

Me. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus - DF; Faculdade CNA-DF; Faculdade FACESA -GO; Universidade Paulista UNIP- DF

Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2019-2022). Mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Euroamericano/DF(2008). Especialista em Letras (Linguí­stica): Revisão de Texto pela Universidade Gama Filho/RJ (2010). Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD e em Docência na Educação Superior pela Facesa/GO (2017). Especialista em Formação em Educação a Distância pela Unip/DF (2018). Possui Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Paulista (Unip). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2002), habilitando-se também í  licenciatura plena em História, Psicologia e Sociologia (Portaria MEC 1.405/1993). É autor e/ou coautor em 61 livros e/ou capí­tulos de livros publicados. Atualmente é professor universitário, com experiência nas áreas de Ciência Política, Letras, Filosofia, Psicologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de saúde, Políticas públicas, SUS (Sistema Único de Saúde), redação discursiva, redação oficial, gramática, metodologia Científica, racismo, ELA, diversidade sexual, violência e legislações.

Daniarly da Costa, Editora JRG - DF (Brasil); Universidade Anhanguera - DF (Brasil)

Licenciado em Geografia pela Universidade Anhanguera. Membro do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Membro dos grupos de pesquisa da Faculdade Processus: Português Jurídico; Lí­ngua Portuguesa e Carreiras Públicas; Direito e Políticas Públicas. Coautor do artigo Os impactos ambientais e suas degradações, pela Revista Agro em Questão: Revista de iniciação Científica da Faculdade CNA, vinculada ao ministério da agricultura; Coautor dos livros Ética geral e profissional: ensaios e reflexões (editora Processus); Enfermagem e Mercado de Trabalho: tópicos de atuação profissional (editora Sena Aires); Questões comentadas de Lí­ngua Portuguesa em Concursos Públicos (editora Processus). Coautor do artigo Perspectivas de uma educação ideal em um colégio real: a importância da contextualização no ensino da Matemática, pela Revista Processus. Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Português Jurídico; Redação Oficial; Ortografia Oficial e Novo Acordo Ortográfico; Lí­ngua Portuguesa: análise sintática da oração e do perí­odo; Ví­rgula e outros sinais de pontuação.

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Publicado

2016-06-20

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