A ESCOLA BRASILEIRA DE ANÁLISE DE DISCURSO: REVISANDO SÉRGIO SOUZA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7313893Palavras-chave:
Escola Brasileira. Análise de Discurso. Discurso Político. Eleições.Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar a Escola Brasileira de Análise de Discurso, com o objetivo de compreender as estruturas do discurso político, bem como identificar as matrizes ideológicas que são trazidas pelo inconsciente dos eleitores, que os induzem a se identificar com determinados atores políticas. A Escola Brasileira é inspirada na Escola Francesa, preconizada pelo teórico, Michel Pêcheux.
Downloads
Referências
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. Pontes Editores, Campinas, SP, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Introdução à análise do discurso: princípios e procedimentos de Eni Orlandi, 2020.
PÊCHEUX, Michel. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p.7-24.
_____. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988
SOUZA, Sérgio. Análise de discurso: procedimentos metodológicos. Manaus: Census, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.