A ESCOLA BRASILEIRA DE ANÁLISE DE DISCURSO: REVISANDO SÉRGIO SOUZA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7313893

Palabras clave:

Escola Brasileira. Análise de Discurso. Discurso Político. Eleições.

Resumen

Este artigo tem por objetivo explorar a Escola Brasileira de Análise de Discurso, com o objetivo de compreender as estruturas do discurso político, bem como identificar as matrizes ideológicas que são trazidas pelo inconsciente dos eleitores, que os induzem a se identificar com determinados atores políticas. A Escola Brasileira é inspirada na Escola Francesa, preconizada pelo teórico, Michel Pêcheux.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Felipe Rosa, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil

[1] Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia (Linha de pesquisa em psicologia política (eleições), participou de Núcleos de Pesquisa Pibic como bolsista nos seguintes temas: Relações clientelistas baseado no voto e Laboratório de Comportamento Político e Políticas Públicas ­ LAPCIPP da Universidade de Brasília, tendo pesquisado sobre estudos raciais e cotas nas Universidades Federais. Linha de trabalho acadêmico: Pesquisa qualitativa, análise de discurso. Domínio do software de pesquisa qualitativa: Iramuteq. IRaMuTeQ é um software livre ligado ao pacote estatístico R para análises de conteúdo, lexicometria e análise do discurso. Foi desenvolvido pelo Laboratoire d?Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales da Universidade de Toulouse. Principais linhas de pesquisa: Comportamento político, análise de discurso, análise política, processo legislativo.

Citas

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. Pontes Editores, Campinas, SP, 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Introdução à análise do discurso: princípios e procedimentos de Eni Orlandi, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p.7-24.

_____. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988

SOUZA, Sérgio. Análise de discurso: procedimentos metodológicos. Manaus: Census, 2014.

Publicado

2021-12-20