Gestão preventiva do meio ambiente do trabalho e a síndrome de burnout: reflexos no ambiente empresarial e na previdência social
Palavras-chave:
Meio ambiente do Trabalho; Prevenção; Síndrome de Burnout; Previdência Social.Resumo
O estresse acompanha o ser humano ao longo de seu desenvolvimento desde os primórdios, quando era utilizado como ferramenta para auxiliar na caça e proteção até a atualidade, quando ocupa lugar como grave moléstia do século XXI. Nesse artigo aborda-se o estresse ocupacional sob o fenômeno da Síndrome de Burnout trazendo-se uma análise sobre a necessidade de implantação de metodologias de prevenção no âmbito empresarial e os reflexos do esgotamento profissional nas Empresas e na Previdência Social. A metodologia que será utilizada constitui-se em uma pesquisa exploratória, qualitativa, de corte transversal de um determinado fenômeno através do método hipotético dedutivo, utilizando-se a revisão bibliográfica para extrair os elementos de análise e tecer considerações acerca do tema. Objetiva-se o entendimento acerca dos impactos da síndrome de burnout na iniciativa privada e os reflexos na previdência social pública, verificando se há gestão preventiva do estresse ocupacional e quais as ferramentas que a previdência social possui em relação às moléstias decorrentes do estresse ocupacional. A justificativa para análise do tema consiste na atualidade do tema e em sua relevância, bem como pelo fato de identificar-se, no Brasil, um aumento significativo dos casos de Burnout na última década. Isso justifica a análise em relação aos impactos do aumento dos casos de burnout, doença causada pelo estresse ocupacional, no sistema de previdência social brasileiro. Conclui-se pela necessidade de criação de mecanismos preventinos do estresse ocupacional nas empresas como forma de redução dos custos economicos e sociais decorrentes das molésticas causadas pela Síndrome de Burnout.
Downloads
Referências
ALONSO, Fernanda Gehr. Síndrome de burnout: manual de medidas preventivas e identificativas para aplicação pelo engenheiro de segurança do trabalho. Repositório De Outras Coleções Abertas (ROCA). UTFPR. Outubro de 2014.
ALVES, Marcelo Echenique. Síndrome de Burnout. Psychiatry on line. Brasil. Vol. 22, Netembro de 2017.
CARVALHO, Rone. O Brasil enfrenta uma epidemia de 'burnout'?. BBC News Brasil. São Paulo.14 ago. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cnk4p78q03vo. Acesso em: 20 out. 2024.
CRUZ, Roberto Moraes; MACIEL, Saidy Karolin. Perícia de danos psicológicos em acidentes de trabalho. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 5, n. 2, p. 120-129, 2005.
DALLEGRAVE NETO, José Affonso. Nexo técnico epidemiológico e seus efeitos sobre a ação trabalhista indenizatória. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 46, n. 76, p. 143-154, jul./dez. 2007.
DE SÁ, Fabiane. Burnout: Mais próximo do setor da saúde do que se imagina. Revista FEHOESP 360, Ed. 09, p. 17-23, 2017.
DOS SANTOS, Francisco de Assis Souza; PEREIRA, Samuel Trindade Dias. A Síndrome de Burnout e a ocorrência em pastores: propostas para a prevenção e cuidado. Davar Polissêmica, v. 15, n. 1, p. 96-113, 2021.
JUNIOR, A.J.C. Questões/Problemas em perícias médicas nos casos de depressão. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2011. P. 66-77.
Maslach, C., S.E., Jackson & Leiter, M. P. The Maslach Burnout Inventory –Test manual. Consulting Psycologist Press. Palo Alto, CA. 3ª ed. 1996.
NEVES, Ursula. Síndrome de Burnout entra na lista de doenças da OMS. Portal Afya. Minas Gerais, 4 jun. 2019. Disponível em: https://pebmed.com.br/sindrome-de-burnout-entra-na-lista-de-doencas-da-oms/. Acesso em: 29 jul. 2024.
OIT. World Mental Health Report: Transforming Mental Health for All. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/356119/9789240049338-eng.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 out. 2024.
Pafaro RC. Estudo de estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. Dissertação. Campinas/SP. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2002.
SARDICA, José Miguel. O legado histórico de Leão XIII e da encíclica Rerum Novarum. Didaskalia, v. 34, n. 2, p. 3-55, 2004.
Secretaria de Políticas da Previdência Social. Boletim Estatístico da Previdência Social. Brasília: vol. 34, nº 11. P.13. 2019.
SELYE, Hans. Stress a tensão da vida. Ibrasa. São Paulo. 1965.
WEDY, Gabriel. Precaução no Direito Ambiental não quer dizer o mesmo que Prevenção. Consultor Jurídico-CONJUR, 2014. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2014-mai-30/gabriel-wedy-precaucao-direito-ambiental-nao-prevencao. Acesso em: 18 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.