COMPARTIMENTAÇÃO MORFOCLIMíTICA DE BRASÍLIA: O DIREITO DO USO CONSCIENTE DOS RECURSOS NATURAIS

Autores/as

  • Daniarly da Costa Membro do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Palabras clave:

GEOGRAFIA. GEOMORFOLOGIA. DOMÍNIOS MORFOCLIMíTICOS. CARTOGRAIA.

Resumen

Este artigo tem como principal objetivo demonstrar uma compartimentação morfoclimática de Brasí­lia, no qual identificaremos os recursos hí­dricos e a vegetação, dentro da ciência geográfica que é considerada um dos sistemas, mas bem devidos jáÌ que leva em consideração vários elementos, sendo necessário um conhecimento grande para englobar todas as áreas. Esta compartimentação leva em consideração os elementos do relevo, clima e vegetação, bem como a interferência antrópica atual dentro destes ecossistemas. Outro fato que iremos abordar neste artigo é a Estratégia de Campo, a importância da prática do campo, ressaltando a importância de os alunos fazerem campo no ensino médio. Outro aspecto abordado foi a utilização da cartografia neste artigo, no qual o mapa consta a rede hidrográfica de Brasí­lia, neste mapa foi realizado a hierarquização dos canais, após isso foi feito uma compartimentação do relevo levando em consideração aspectos geológicos, geomorfológicos, climáticos, biogeográficos e antrópicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniarly da Costa, Membro do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Licenciado em Geografia pela Universidade Anhanguera. Membro do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Membro dos grupos de pesquisa da Faculdade Processus: Português Jurídico; Lí­ngua Portuguesa e Carreiras Públicas; Direito e Políticas Públicas. Coautor do artigo Os impactos ambientais e suas degradações, pela Revista Agro em Questão: Revista de iniciação Científica da Faculdade CNA, vinculada ao ministério da agricultura; Coautor dos livros Ética geral e profissional: ensaios e reflexões (editora Processus); Enfermagem e Mercado de Trabalho: tópicos de atuação profissional (editora Sena Aires); Questões comentadas de Lí­ngua Portuguesa em Concursos Públicos (editora Processus). Coautor do artigo Perspectivas de uma educação ideal em um colégio real: a importância da contextualização no ensino da Matemática, pela Revista Processus. Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Português Jurídico; Redação Oficial; Ortografia Oficial e Novo Acordo Ortográfico; Lí­ngua Portuguesa: análise sintática da oração e do perí­odo; Ví­rgula e outros sinais de pontuação.

Citas

OLIMPIA, Thamires. Domí­nios morfoclimáticos. Acesso em: 24 fev. 2018. Disponí­vel em:<http://escolakids.uol.com.br/dominios-morfoclimaticos.htm>
GEOGRAFIA DO BRASIL. In: Mundo Geografia. Acesso em: 24 fev.2018. Disponí­vel em: <https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/53e38fda84bc2.pdf>
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7.ed. Brasília: JRG, 2015.
MUNDO EDUCAÇí­O. In: Mundo educação. Acesso em: 14 de fev. Disponí­vel em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/caatinga.htm>.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MATHEUS, Elizabeth Helena Coimbra. O que há por trás de uma panela? Uma atividade de campo como trajetória a um olhar geográfico. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André́. Geografia: praticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed. 2007.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p 195-209, 2009. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br> Acesso: em 14 abril
2010.

Publicado

2019-03-20