COMPARTIMENTAÇÃO MORFOCLIMíTICA DE BRASÍLIA: O DIREITO DO USO CONSCIENTE DOS RECURSOS NATURAIS
Palabras clave:
GEOGRAFIA. GEOMORFOLOGIA. DOMÍNIOS MORFOCLIMíTICOS. CARTOGRAIA.Resumen
Este artigo tem como principal objetivo demonstrar uma compartimentação morfoclimática de Brasília, no qual identificaremos os recursos hídricos e a vegetação, dentro da ciência geográfica que é considerada um dos sistemas, mas bem devidos jáÌ que leva em consideração vários elementos, sendo necessário um conhecimento grande para englobar todas as áreas. Esta compartimentação leva em consideração os elementos do relevo, clima e vegetação, bem como a interferência antrópica atual dentro destes ecossistemas. Outro fato que iremos abordar neste artigo é a Estratégia de Campo, a importância da prática do campo, ressaltando a importância de os alunos fazerem campo no ensino médio. Outro aspecto abordado foi a utilização da cartografia neste artigo, no qual o mapa consta a rede hidrográfica de Brasília, neste mapa foi realizado a hierarquização dos canais, após isso foi feito uma compartimentação do relevo levando em consideração aspectos geológicos, geomorfológicos, climáticos, biogeográficos e antrópicos.
Descargas
Citas
GEOGRAFIA DO BRASIL. In: Mundo Geografia. Acesso em: 24 fev.2018. Disponível em: <https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/53e38fda84bc2.pdf>
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7.ed. Brasília: JRG, 2015.
MUNDO EDUCAÇíO. In: Mundo educação. Acesso em: 14 de fev. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/caatinga.htm>.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MATHEUS, Elizabeth Helena Coimbra. O que há por trás de uma panela? Uma atividade de campo como trajetória a um olhar geográfico. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor AndréÌ. Geografia: praticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed. 2007.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p 195-209, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso: em 14 abril
2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.