INCLUIR É PRECISO

Autores/as

  • Danielle Bulgakau Teixeira de Carvalho Faculdade ICESP –DF
  • Me. Maria Aparecida de Assunção Faculdade Processus, PROCESSUS, Brasil.

Palabras clave:

Polí­ticas Públicas. Integração das minorias

Resumen

A inclusão social nas escolas é um processo que exige uma série de medidas, como por exemplo, adaptar práticas pedagógicas í s demandas educacionais que os alunos apresentam. Pretendeu-se neste estudo analisar como ocorre o atendimento aos estudantes da Escola Classe 510 do Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal, em uma perspectiva inclusiva e  saber quais as dificuldades que os professores enfrentam, se estão preparados, se sentem capacitados ou não, para lidar com cada tipo de aluno com suas deficiências fí­sicas, psí­quicas, e etc. Assim, fizemos um apanhado de atividades que são desenvolvidas na EC 510 para confrontar com as teorias, leis, normas, diretrizes e estudiosas do assunto no sentido de conhecer e reconhecer o tema da Inclusão na realidade. Pôde perceber que nessa escola há um olhar interessado pelo ser humano, há também, profissionais capacitados e dispostos a mudar cenários de crianças infelizes. Em linhas gerais, a escola faz o que pode para que a inclusão social não seja vista como algo difí­cil ou impossí­vel de acontecer .É  perceptí­vel a preocupação da escola em oferecer uma educação de qualidade e de querer superar desafios. Outro fator relevante foi o contexto social em que a escola está inserida; notou-se na comunidade, em seu histórico, referências í  violência, a desemprego, a moradias precárias e isso pode ocasionar a baixa frequência dos alunos na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Bulgakau Teixeira de Carvalho, Faculdade ICESP –DF

Graduada em Letras pela Faculdade ICESP –DF

Me. Maria Aparecida de Assunção, Faculdade Processus, PROCESSUS, Brasil.

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pos-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) . De 2010 até o momento atua na Faculdade Processus. É professora e pesquisadora da Faculdade Processus, onde atualmente é a coordenadora de EaD. Em 2018 elaborou e encaminhou a CAPES/MEC a proposta de mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. De 2010 a 2013 implantou e coordenou o CST em Secretariado. De 2013 a 2017 implantou e coordenou o curso de Bacharelado em Administração Pública. Em 2016 a 2017 implantou e coordenou o CST em Gestão Pública. De 2015 a agosto de 2017 atuou na FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA, onde atuou como professora e coordenou o curso superior de tecnologia em Agronegócio. De 1996 a 2002 atuou como professor substituto no curso de Administração da UnB. De 1981 a 2000 trabalhou na Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo experiências na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas, Mercadologia e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: A empresa pública e o conceito de Marketing, Desenvolvimento Organizacional e Humano, Qualidade e eficiência na Administração Pública, Gestão de Processos Gerenciais, Modelo de Gestão Estratégica com base no Balanced Scorecard, Plano de Capacitação e Gestão por Competência como Política de capacitação do pessoal administrativo da Embrapa.

Citas

BATISTA, Cristina Abranches Mota & MANTOAN, Maria Tereza Égler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. 2º ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

MINETTO, Maria de Fátima. Currí­culo na educação inclusiva: entendendo este desafio [livro eletrônico] 1. ed.- Curitiba: Inter saberes, 2012- (série inclusão escolar)
.PPP- Projeto Polí­tico e pedagógico, "510 em Ação". Recanto da Emas-DF, 2018.

TROCOLI, Edla e BONFATTI, Sabrina. Educação Inclusiva. Alumnus. Brasília-DF, 2018.
VYGOTSKY, LEV S. Fundamentos de defectologia. Madri, Espanha: Visor Dist. S. A.,1997.

BNCC-Base Nacional Comum Curricular: In.:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20/07/2019.

Publicado

2019-09-17