INCLUIR É PRECISO
Palabras clave:
Políticas Públicas. Integração das minoriasResumen
A inclusão social nas escolas é um processo que exige uma série de medidas, como por exemplo, adaptar práticas pedagógicas í s demandas educacionais que os alunos apresentam. Pretendeu-se neste estudo analisar como ocorre o atendimento aos estudantes da Escola Classe 510 do Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal, em uma perspectiva inclusiva e saber quais as dificuldades que os professores enfrentam, se estão preparados, se sentem capacitados ou não, para lidar com cada tipo de aluno com suas deficiências físicas, psíquicas, e etc. Assim, fizemos um apanhado de atividades que são desenvolvidas na EC 510 para confrontar com as teorias, leis, normas, diretrizes e estudiosas do assunto no sentido de conhecer e reconhecer o tema da Inclusão na realidade. Pôde perceber que nessa escola há um olhar interessado pelo ser humano, há também, profissionais capacitados e dispostos a mudar cenários de crianças infelizes. Em linhas gerais, a escola faz o que pode para que a inclusão social não seja vista como algo difícil ou impossível de acontecer .É perceptível a preocupação da escola em oferecer uma educação de qualidade e de querer superar desafios. Outro fator relevante foi o contexto social em que a escola está inserida; notou-se na comunidade, em seu histórico, referências í violência, a desemprego, a moradias precárias e isso pode ocasionar a baixa frequência dos alunos na escola.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na educação inclusiva: entendendo este desafio [livro eletrônico] 1. ed.- Curitiba: Inter saberes, 2012- (série inclusão escolar)
.PPP- Projeto Político e pedagógico, "510 em Ação". Recanto da Emas-DF, 2018.
TROCOLI, Edla e BONFATTI, Sabrina. Educação Inclusiva. Alumnus. Brasília-DF, 2018.
VYGOTSKY, LEV S. Fundamentos de defectologia. Madri, Espanha: Visor Dist. S. A.,1997.
BNCC-Base Nacional Comum Curricular: In.:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20/07/2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.