Artigo 08: MISTANíSIA - UM NOVO INSTITUTO PARA UM PROBLEMA MILENAR

Autores

  • Dr. Danilo Porfirio de Castro Vieira Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP, Brasil; Centro de Ensino de Brasilia, UNICEUB, Brasil.

Palavras-chave:

MISTANíSIA, PROBLEMA MILENAR, PROCESSO DE EXCLUSÃO

Resumo

O intuito deste texto é apresentar uma nova denominação a um problema antigo, tão velho como a própria formação da sociedade, aliás, é fruto das anomalias da coletividade, ou seja, a exclusão social. Mas a exclusão social sob um aspecto institucionalizado e especí­fico, resistente í  distributividade e eqüidade do Estado de Garantia, relacionado í s relações médico-hospitalares: a mistanásia. Porém é importante analisarmos brevemente, as artimanhas da exclusão. Quando nos referimos ao problema da exclusão social, vem em mente a idéia de pobreza, miséria, de carência material, porém, tratar sobre este assunto, é ir além dos problemas materiais! Devemos nos atentar a questões sutis e, aparentemente, imperceptí­veis, relacionadas í  identidade, í  individualidade e í  própria condição humana. Em suma, a exclusão social é um fenômeno expropriador, excludente, alienador da própria condição humana!

Biografia do Autor

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) . Atualmente é professor titular de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasilia(Uniceub) e professor de Direito no Instituto de Direto Público do Distrito Federal (IDP). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito , Direito Civil, Direito Internacional e Filosofia do Direito.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-20