Artigo 06: CONSIDERAÇÕES JUSNATURALISTAS SOBRE A TRANSFUSÃO DE SANGUE EM TESTEMUNHAS DE JEOVíÁ
Palavras-chave:
JUSNATURALISTAS, SANGUE, JEOVíResumo
Um dos problemas mais polêmicos no mundo jurídico e na bioética, atualmente, esta na possibilidade, ou não, do uso do recurso da transfusão de sangue em pacientes em estado grave que sejam Testemunhas de Jeová. O médico, neste caso, fica em uma situação constrangedora, em uma verdadeira encruzilhada, onde não sabe se aplica o recurso e salva a vida do paciente, ou respeita o credo deste e corre risco de responder por negligência. Neste momento, constatamos dois tipos de confrontos no mundo ético-jurídico: a) quanto í liberdade em si, há o embate entre a autonomia do médico com a autonomia do paciente; b) quanto í s espécies e hierarquia dos princípios de direito, testemunhamos o conflito entre o princípio do direito í vida com o da liberdade. Tornou-se pacífico no meio médico, diante da gravidade do problema, outorgar a resolução destes conflitos ao Poder Judiciário. Porém, os constrangimentos na resolução neste tipo de querela ainda existem. Mesmo com a transferência deste paradoxo da autoridade médica, para a autoridade jurisdicional, as perguntas sobre este tema se perpetuam: a) a autoridade do juiz está acima da autodeterminação do paciente? b) O princípio da liberdade é equivalente ou superior ao princípio do direito í vida?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.