Natureza jurídica dos atos do interventor federal no estado do Rio de Janeiro e reflexos na jurisdição dos tribunais de contas

Autores

Palavras-chave:

Intervenção Federal, União, Estados, Rio de Janeiro

Resumo

O tema deste artigo é a natureza jurídica dos atos do Interventor Federal no estado do Rio de Janeiro e a jurisdição dos tribunais de contas. Investigou-se o seguinte problema: Quais os tribunais de contas competentes para a fiscalização dos atos de governo e dos atos de gestão da Intervenção Federal no Rio de Janeiro? O objetivo geral é a discussão das implicações jurídicas decorrentes da intervenção federal no Rio de Janeiro. Os objetivos específicos são: análise da pessoa jurídica de direito público interno em nome da qual o Interventor Federal atua; avaliação da titularidade dos bens até então pertencentes ao Rio de janeiro após a decretação da intervenção federal; e análise da competência dos tribunais de contas que investigarão os atos de gestão e de governo da intervenção federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cubas Ferreira, Centro Universitário UniProcessus

Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2006) e cursa o último semestre de graduação em Direito. Atualmente exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União. Tem experiência nas áreas de Economia, Administração Pública e Direito (com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro), atuando principalmente em auditorias.

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania); Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. Professor das faculdades Processus (DF – Brasil), Unip (SP – Brasil), Facesa (GO – Brasil).

Referências

CRETELLA JÚNIOR, J. Comentários à Constituição Brasileira de 1988. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FURTADO, J. R. C. Os regimes de contas públicas: contas de governo e contas de gestão. Revista do TCU, n. 109, maio/ago. 2017.

GONÇALVES, J. R. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol. II, n. 5, 2019a.

GONÇALVES, J. R. Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol. II, n. 5, 2019b.

LEWANDOWSKI, E. R. Pressupostos materiais e formais da intervenção federal no Brasil. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018.

LIMA, L. H. Controle externo: teoria e jurisprudência para os tribunais de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Método, 2019.

MONTEIRO FILHO, J. Da intervenção do Estado no município. 2. ed. Recife: Nordeste, 2015.

PASCOAL, V. F. A intervenção do Estado no município – o papel do Tribunal de Contas. 2. ed. Recife: Nossa Livraria, 2001.

SAMPAIO, T. F. J. Princípios constitucionais do poder constituinte estadual em face da Constituição Federal. São Paulo: Atlas, 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-20