FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE APLICADA SOB A LEI MARIA DA PENHA
Palavras-chave:
Maria-da-Penha. Feminicídio. Empoderamento - Feminino.Resumo
O Presente trabalho busca demonstrar a configuração do crime de feminicídio e as mudanças aplicadas sob a lei 11.340/2006 – conhecida nacionalmente como lei Maria da Penha, destacando a evolução do papel e dos direitos das mulheres aliados ao empoderamento feminino que lentamente foi se desenvolvendo pelos lapsos temporais das sociedades patriarcalistas e conservadoras até os dias atuais. No entanto como será analisado pela presente pesquisa, apesar da conquista de direitos e deveres, o estado, efetivamente, necessita constantemente alterar e enrijecer mais a legislação pátria em relação ao cuidado e proteção das mulheres que indiscutivelmente são as maiores vítimas dos crimes de ódio e de gênero causado pelo simples fato e condição de ser mulher.
Downloads
Referências
CEBELA, Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos; FLACSO, faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Mapa da violência 2012- atualização: homicídios de mulheres no Brasil. Disponível em: <http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossie/pesquisa/mapa-da-violencia-2012 %20%20atualiza%C3%A7%C3%A3o-homicidios-de-mulheres-no-brasil-cebelaflacso 2012%3E>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2018.
CUNHA, Rogério Sanches. PINTO, Ronaldo Batista. Violência doméstica: Lei Maria da Penha comentada artigo por artigo. 6. ed. São Paulo: RT, 2015, p. 84. Ver também artigo do primeiro autor: http://rogeriosanches2.jusbrasil.com.br/artigos/172946388/lei-do-feminicidio-breves-comentarios
DEBELAK, Catherine; DIAS, Letícia; GARCIA, Marina. Feminicídio no Brasil: Cultura de matar. 2015.
MOTA, Thiago. Feminicídio: comentários sobre a lei 13.1014/2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/37297/feminicidio-comentarios-sobre-a-lei-n-13-104-2015 . Acesso em: 27 de fevereiro de 2018.
Representatividade da Mulher. Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo e Rádio e Televisão – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo. Disponível em: <http://feminicidionobrasil.com.br>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.
NIEM - NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE MULHER E GÊNERO. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/nucleomulher/mov_feminista.php >. Acesso em: fevereiro de 2018.
PIRES, Amom Albernaz. "A natureza objetiva da qualificadora do feminicídio e sua quesitação pelo Tribunal do Júri." http://www.compromissoeatitude.org.br/a-naturezaobjetiva-da-qualificadora-do-feminicidio -e-sua-quesitacao-no-tribunal-do-juri-por-amomalbernaz-pires. Acesso em 29.7.15. Revista Eletrônica Direito, Justiça e Cidadania – Volume 2 – nº 1 - 2011 Homens e Mulheres - A Isonomia Conquistada 1 Maria Bernadete Miranda
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.