Artigo 10: Reflexões sobre língua e cultura no ensino de língua estrangeira
Palavras-chave:
Reflexões, cultura, língua estrangeiraResumo
Em qualquer ensino de língua estrangeira, os professores enfatizam o conhecimento lingüístico em detrimento a abordagem dos aspectos sócio culturais. São várias as razões que dificultam a inclusão da competência cultural nos cursos: horário de aula limitado, conteúdo pré estabelecidos e delimitados, livros didáticos que não permitem um trabalho adequado, professores que não possuem conhecimento sobre cultura, falta de orientação sobre que aspectos da cultura são relevantes etc. Mas pensar que é possível dissociar os aspectos culturais do conhecimento lingüístico no ensino de línguas estrangeiras é ter uma visão ingênua do processo ensino aprendizagem de línguas,pois todo indivíduo é parte integrante da cultura de sua comunidade ou sociedade. O aluno que não tem acesso a tais conhecimentos tende a desenvolver comportamentos verbais e não verbais inadequados para falantes nativos. Conhecer que atitudes são adequadas em cada situação de comunicação é tão importante quanto conhecer as estruturas lingüísticas que devem ser valorizadas nessas situações, portanto é fundamental no ensino de língua estrangeira considerar os aspectos culturais a partir de seu uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.