Artigo 10: Reflexões sobre lí­ngua e cultura no ensino de lí­ngua estrangeira

Autores/as

  • Me. Neide Shizue Suzuki UnB - Brasília - DF

Palabras clave:

Reflexões, cultura, lí­ngua estrangeira

Resumen

Em qualquer ensino de lí­ngua estrangeira, os professores enfatizam o conhecimento lingüí­stico em detrimento a abordagem dos aspectos sócio culturais. São várias as razões que dificultam a inclusão da competência cultural nos cursos: horário de aula limitado, conteúdo pré estabelecidos e delimitados, livros didáticos que não permitem um trabalho adequado, professores que não possuem conhecimento sobre cultura, falta de orientação sobre que aspectos da cultura são relevantes etc. Mas pensar que é possí­vel dissociar os aspectos culturais do conhecimento lingüí­stico no ensino de lí­nguas estrangeiras é ter uma visão ingênua do processo ensino aprendizagem de lí­nguas,pois todo indiví­duo é parte integrante da cultura de sua comunidade ou sociedade. O aluno que não tem acesso a tais conhecimentos tende a desenvolver comportamentos verbais e não verbais inadequados para falantes nativos. Conhecer que atitudes são adequadas em cada situação de comunicação é tão importante quanto conhecer as estruturas lingüí­sticas que devem ser valorizadas nessas situações, portanto é fundamental no ensino de lí­ngua estrangeira considerar os aspectos culturais a partir de seu uso.

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Biografía del autor/a

Me. Neide Shizue Suzuki, UnB - Brasília - DF

Mestre em Educação pela Framingham State College e Lí­nguistica Aplicada (em curso) pela UNB, e professora nas Faculdades Privadas do D.F

Publicado

2010-03-20