A Teoria das Formas de Governo em Políbio
Palavras-chave:
Políbio, Formas de governo, Governo misto, OclicraciaResumo
O objetivo do artigo é analisar a teoria das formas de governo em Políbio, mostrando sua originalidade, se comparada com as teorias de Platão e Aristóteles. Descrevem-se as três teses de Políbio na sua teoria das formas de governo, mostrando o valor positivo dado à democracia em detrimento da oclocracia. Por último, examinam-se a teoria da anaciclose (visão cíclica das formas de governo), os critérios usados para distinguir as formas boas das formas más de governo e a sua defesa do governo misto.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Uma Política. Bauru, SP: EDIPRO, 1995.
BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.
CASTRO, Gustavo; OLIVIERI, Alejandro; CASTRO, Lourivânia. O Mundo Dicotómico de Platão como fundamento metafísico da sua teoria das Formas de Governo. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, v. 9, jan.-jul. 2023.
CASTRO, GJ; OLIVIERI, AG; CASTRO, L. de L. A Teoria Política Platônica. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, v. 12, 2024a.
CASTRO, GJ; OLIVIERI, AG; CASTRO, L. de L. O lugar da Política na Filosofia Política de Aristóteles. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, v. 11, 2024b.
LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
POLÍBIO. História Pragmática. São Paulo: Perspectiva, 2016.
SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.