ORFANDADE PÚBLICA NO BRASIL: O ABANDONO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO
Palabras clave:
ORFANDADE, ADOLESCENTES, abandonado, ONUResumen
O termo "menor abandonado" faz referência í s crianças ou adolescentes que não têm pais ou responsáveis para suprir suas necessidades básicas como moradia, educação, afeto, segurança etc. Crianças e adolescentes abandonados por seus pais não são um problema exclusivo do Brasil. De acordo com relatório em direitos humanos apresentado recentemente na ONU, atualmente há milhões de crianças em situação de abandono no mundo. Representantes da ONU anunciaram recentemente: "Abandonadas, descartadas, rejeitadas e jogadas fora: mais de 150 milhões de crianças em situação de rua em todo o mundo sofrem grandes privações e violações de direitos, com pouca ou nenhuma consideração dada ao seu maior interesse" . O problema existe em diversas partes do planeta e revela que a questão deve ser tratada com cuidado e de modo amplo, pois o empobrecimento mundializado e as desigualdades sociais tendem a aumentar, se não houver um redirecionamento da economia, bem como das políticas públicas governamentais, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento
Descargas
Citas
CARVALHO, Cleide; URIBE, Gustavo. Droga é a maior causa de abandono de crianças. Jornal O Globo, 24/02/2014. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/brasil/droga-a-maior-causa-de-abandono-decriancas-11693322 Acesso em: 23/08/2017.
DAVIS, Mike, Planeta Favela. São Paulo: Editora Boitempo, 2006.
DEL PRIORE, Mary. A mulher na história do Brasil: raízes históricas do
machismo brasileiro, a mulher no imaginário social, "lugar de mu- lher
é na história". São Paulo: Contexto, 1989.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003.
JORNAL O GLOBO. Caderno Economia. Brasil terá até 3,6 milhões de 'novos pobres' em 2017, diz Bird. Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/brasil-tera-ate-36-milhoes-denovos-pobres-em-2017-diz-bird.ghtml Acesso em 12/09/2-17.
TRINDADE, Judite Maria Barboza,. O abandono de crianças ou a negação do óbvio. Revista Brasileira de História. Vol.19 n.37 São Paulo Sept. 1999. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
01881999000100003 Acesso em: 23/08/2017
ONU BR - Nações Unidas no Brasil. Abandonadas e descartadas: mais
de 150 milhões de crianças vivem nas ruas. Autoria não identificada. Publicado originalmente em: 10/04/2015. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/abandonadas-e-descartadas-mais-de-150-milhoesde-criancas-vivem-nas-ruas-alertam-especialistas-da-onu/ Acesso em:
23/08/2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.