A RELEVÂNCIA DA VONTADE DA VÍTIMA NOS PROCEDIMENTOS QUE ENVOLVEM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
Palabras clave:
relevância, vontade, vítima, violência, doméstica, garantismo, penal.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da vontade da mulher nos procedimentos referentes a violência doméstica, com repercussão sobre o direito fundamental de proteção í vítima, sob a perspectiva positiva do garantismo penal.
Descargas
Citas
ANDRADE, Vera Regina Pereira. Sistema Penal Máximo x Cidadania Mínima. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2003.
íVILA, Thiago André Pierobom; MACHADO, Bruno; SUXBERGER, Antonio Henrique e TíVORA, Mariana Fernandes. Modelos Europeus de Enfrentamento í Violência de Gênero. Experiências e Representações Sociais. Brasília: ESMPU, 2014.
CAMPOS, Carmen Hein de. CARVALHO, Salo. Violência doméstica e Juizados Especiais Criminais: análise a partir do feminismo e do garantismo. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis. Maioagosto/2006.
CANOTILHO, J.J. Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira;
SARLET, Ingo Wolfgang e STRECK, Lenio. Comentários í Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão. Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.
FERRAJOLI, Luigi. Democracia y Garantismo. Madrid: Editorial Trotta, 2008.
LARRAURI, Elena. Mujeres y sistema penal. Violencia domestica.
Montevideo: Julio Cesar Faria Editor, 2008.
MENDES, Soraia da Rosa. Criminologia Feminista: novos paradigmas. São Paulo: Saraiva, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.