IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE RISCOS NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – GDF: UMA INICIATIVA DE INOVAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Palabras clave:
CGDF. Controle interno. Gestão de riscos. ISO 31000. GovernoResumen
Este artigo apresenta uma visão geral do Projeto de Implantação da Gestão de Riscos no Governo do Distrito Federal – GDF, uma iniciativa que é capitaneada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal– CGDF, com o propósito de aperfeiçoar a Gestão Pública Distrital, por intermédio da disseminação de boas práticas de gestão internacionalmente reconhecidas, com destaque para a norma NBR ISO 31000 – Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes, bem como modificar o formato de atuação do Órgão Central de Auditoria do Poder Executivo Distrital, a partir da realização de consultorias aos órgãos e entidades interessados na implantação do processo de gestão de riscos. Em termos metodológicos o texto se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, caracterizada por apoiar-se fundamentalmente em registros disponíveis tais como normas e documentos3 sendo o texto dividido em quatro partes, a saber: 1. Introdução, 2. Histórico e Resultados do Projeto, 3. Referências Externas e 4. Conclusão.
Biografia do Autor
José Bonifácio de Araújo Júnior - Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB. Mestre em Ciências Contábeis pela UnB, Bacharel em Administração pela UFPB e Licenciado em Matemática pela UCB. Coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Processus.
Lúcio Carlos de Pinho Filho - Mestrando em Desarrollo Humano pela FLACSO/Argentina com especializações lato sensu diversas. Graduado em Ciências Contábeis pela UnB, com Complementação Pedagógica – Licenciatura em Matemática pela UNIVEN e Curso Superior de Política e Estratégia – CSuPe.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.