Artigo 03: CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE DOPING NO ESPORTE

Autores/as

  • Luiz César Cunha Lima Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), da Sports Lawyers Association (SLA) e conferencista nacional e internacional em direito desportivo.

Palabras clave:

CONSIDERAÇÕES, DOPING, ESPORTE

Resumen

As raízes do termo "doping" são controvertidas. De acordo com alguns pesquisadores, a palavra "doping" é oriunda de "dop", que significa, em dialeto boer, uma bebida forte utilizada como estimulante em festivais religiosos2. Outros estudiosos, todavia, afirmam que "doping" deriva do verbo inglês "to dope", que significa "administrar um estimulante", ou da palavra inglesa "dope", que significa "substaÌ‚ncia estimulante"3. De acordo com a definição adotada pelo Código Mundial Antidoping (Cmad), doping "é a ocorrência de uma ou mais violação das regras antidoping estabelecidas do artigo 2.1 ao artigo 2.8 do Código Mundial Antidoping". (Artigo 1o, Código Mundial Antidoping)

Biografia do Autor: 

Advogado em Brasília-DF. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), da Sports Lawyers Association (SLA) e conferencista nacional e internacional em direito desportivo

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-09-20