TERCEIRIZACAO E SUAS IMPLICACOES NA ADMINISTRACAO PUBLICA
Palavras-chave:
Administração Pública, terceirização, responsabilidade, Súmula 331, Nova Lei 13429, Concurso Público.Resumo
A tercerizacao de mao de obra e de serviços é uma tendência mundial que começou na iniciativa privada brasileira e passou também a ser utilizada pela Administraçao Pública. É uma ferramenta de gestao, materializada por meio de contrato, que possibilita reduçao de custos e especializaçao na prestaçao dos serviços ou fornecimento de bens, além de permitir que o contratante se concentre em suas atividades principais, tornando-se mais competitivo. Assim como na iniciativa privada, a administraçao pública tenta a diminuiçao do aparelhamento estatal, usando parcerias, a privatizaçao, a desestatizaçao e outras formas; todas elas voltadas a esse objetivo. Para isto, surgiu a insercao de alguns institutos no ordenamento jurídico, acolhidos tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência, para a regular a intervençao estatal no controle econômico; a delegaçao dos serviços públicos, acordos de colaboraçao com o setor privado, como os contratos de prestaçoes de serviços onde insere a tercerizaçao. O presente trabalho expoe a problemática acerca da tercerizaçao na Administraçao Pública, sob uma perspectiva jurídico-administrativa.
Downloads
Referências
BRITO. Dayane Cristine Souza de. Terceirização como Paradigma Ensejador da Precarização das Condições de Trrabalho. Monografia PUC MINAS - Arcos -2011.http://docplayer.com.br/15549498-Www-conteudojuridico-com-br.html. Acesso em 24 de jun de 2017.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 11. ed. São Paulo: LTr, 2012.
FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby; LARA, Diva Belo. Terceirização no serviço público. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017.
GIOSA, Lívio. Audiência Pública Terceirização. Youtube, 10 de outubro de 2011. Disponível em: em Acesso em: 21 de jun. 2017.
LIMA, Lais Rabelo. Terceirização e a responsabilidade da administração pública pelos débitos trabalhistas. http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16081 Acesso em 03 de jul 2017
MARTINS, Sérgio Pinto. A terceirização e o direito do trabalho. 12. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas,2012
MACIEL, Fernando. Projeto permite terceirização irrestrita apenas no trabalho temporário.http://www.conjur.com.br/2017-mar-29/pl-permite-terceirizacao-irrestrita-apenas-trabalho-temporario Acesso em 04 de jul 2017
MACIEL, José Alberto Couto.Comentários í lei 13.429, de 31 de março de 2017, no que concerne í terceirização.http://www.migalhas.com.br/dePeso/ Aceso em 22 de junho de 2017.
NAPOLEíO, Isabela Mattos. Terceirização na administração pública e os reflexos da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 16 do Supremo Tribunal Federal / Isabela Mattos Napoleão. – Niterói, 2016.
PIMENTA, José Roberto Freire. A responsabilidade da administração pública nas terceirizações, a decisão do Supremo Tribunal Federal na ADC n. 16-DF e a nova redação dos itens IV e V da súmula n. 331 do TST do Tribunal Superior do Trabalho. Revista LTR, São Paulo, v. 75, n.7, p. 775- 791, jul. 2011.
SEKIDO, Amelia Midori Yamane. Terceirização na administração pública: a gestão e a fiscalização dos contratos. 2010. 61 f. Monografia, 2010. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055866.PDF>. Acesso em: 21 jun. 2017
SPAGNOL,Debora. A terceirização, a Lei nº 13.429/2017 e seus impactos - vantagens, desvantagens e modificações. https://deboraspagnol.jusbrasil.com.br/artigos/446554177/a-terceirizacao-a-lei-n-13429-2017-e-seus-impactos-vantagens-desvantagens-e-modificacoes. Acesso em 03 de julho de 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.