COTAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS: UMA DISCUSSÃO POLÊMICA

Autores

  • Me. Maria Aparecida de Assunção et al. Faculdade Processus - DF

Palavras-chave:

COTAS RACIAIS, CONCURSO PÚBLICO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

Resumo

A pesquisa aborda o tema de cotas para negros, como instrumento de inclusão de minorias raciais na Administração Pública, em concursos públicos. O objetivo da pesquisa é analisar os critérios estabelecidos em lei para o ingresso de pessoas nos serviços públicos do Brasil. Investiga o nascimento do concurso público e analisa os princí­pios da igualdade e da eficiência que solidificam a execução dos certames. Apresenta conceitos sobre a discriminação racial, explica o sistema de cotas e faz uma avaliação do seu uso e adequabilidade nos concursos públicos. O procedimento metodológico utilizado é de pesquisa bibliográfica com técnica descritiva. Os resultados obtidos estão dispostos em fatores de importância que se destacaram na pesquisa como pontos de reflexão e argumentação. Os autores concluem que a utilização de cotas raciais em concursos públicos não atende aos princí­pios estabelecidos em lei para a realização dos certames.

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Biografia do Autor

Me. Maria Aparecida de Assunção et al., Faculdade Processus - DF

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pos-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) . De 2010 até o momento atua na Faculdade Processus. É professora e pesquisadora da Faculdade Processus, onde atualmente é a coordenadora de EaD. Em 2018 elaborou e encaminhou a CAPES/MEC a proposta de mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. De 2010 a 2013 implantou e coordenou o CST em Secretariado. De 2013 a 2017 implantou e coordenou o curso de Bacharelado em Administração Pública. Em 2016 a 2017 implantou e coordenou o CST em Gestão Pública. De 2015 a agosto de 2017 atuou na FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA, onde atuou como professora e coordenou o curso superior de tecnologia em Agronegócio. De 1996 a 2002 atuou como professor substituto no curso de Administração da UnB. De 1981 a 2000 trabalhou na EmbrapaEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo experiências na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas, Mercadologia e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: A empresa pública e o conceito de Marketing, Desenvolvimento Organizacional e Humano, Qualidade e eficiência na Administração Pública, Gestão de Processos Gerenciais, Modelo de Gestão Estratégica com base no Balanced Scorecard, Plano de Capacitação e Gestão por Competência como Política de capacitação do pessoal administrativo da Embrapa

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Publicado

2016-12-20