BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Palavras-chave:
Política Pública Educacional. Competências e conhecimentos. Ensino médioResumo
O presente estudo busca reunir informações acerca da Base Nacional Comum Curricular, demonstrando que essa Base define as competências e conhecimentos essenciais para orientar a formação do aluno de ensino médio. O presente artigo tem por finalidade, expor analise com referencia a capacidade da BNCC de orientar os alunos na escolha das áreas de formação e dos itinerários formativos, após um levantamento de pesquisas por meio do Google Acadêmico e varias leituras em relação a BNCC. O artigo expõe as analises feitas com base nas propostas da BNCC, de opiniões e criticas de profissionais da educação, no sentido de esmiuçar os meandros da nova fase da educação no Brasil, que passará por transformações no anos vindouros, seja na parte de metodologia do ensino, seja na área do desenvolvimento pedagógico. Tema que no momento traz preocupações, sobre a autonomia das redes de ensino em construir e disponibilizar seus próprios currículos. O estudo concluiu que É importantíssimo que os alunos compreendam cada competência, é importante também conversar sobre cada uma delas, discutir com os alunos o que eles estão aprendendo, e porque estão aprendendo, para que entendam o sentido, a importância de cada área de formação e que possam estar abertos a colaborar para que juntos os estudantes possam ajudar a desenvolver o coletivo, sendo protagonistas de suas historias. Se torna muito importante o diálogo e as discussões sobre os projetos políticos pedagógicos das escolas com todos os professores, gestores e colaboradores, para que a concepção de educação possa ser compreendida e incorporada, tornar-se salutar, aproveitar este momento para reflexão sobre a formação do ser humano que é o aluno nesta fase da sua vida.
Downloads
Referências
As Competências Gerais da BNCC. Anna Penido Movimento pela Base Nacional Comum Youtube 27 de fevereiro de 2018. 13min19s. Disponível em: <https://www.youtube.com>. Acesso em 20 de abril de 2019.
As Principais Mudanças no Ensino Médio. Movimento pela Base Nacional Comum, Youtube 26 de abril de 2019. 3min11s. Disponível em: <https://www.youtube.com>. Acesso em 20 de abril de 2019.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 artigo-26. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Acessado em 18 de maio de 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988 artigo-210. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acessado em: 25 de marco de 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação, LEI N° 13.005/2014. Acessado em: 27 de maio de 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acessado em 11 de maio de 2019.
Conhecimento- A BNCC nos currículos. Anna Penido, Movimento pela Base Nacional Comum, Youtube 28 de maio de 2018. 1min59s. Disponível em:
Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br>. Acessado em 11 de abril de 2019.
Guia da Implementação da BNCC em 7 Etapas. Disponível em: <https://www.somospar.com.br>. Acessado em 05 de maio de 2019.
Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Movimento pela Base Nacional Comum, Youtube 26 de abril de 2019. 5min33s. Disponível em: <https://www.youtube.com>. Acessado em 10 de maio de 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.