Open Access
Description:
O presente estudo busca reunir informações acerca da Base Nacional Comum Curricular, demonstrando que essa Base define as competências e conhecimentos essenciais para orientar a formação do aluno de ensino médio. O presente artigo tem por finalidade, expor analise com referencia a capacidade da BNCC de orientar os alunos na escolha das áreas de formação e dos itinerários formativos, após um levantamento de pesquisas por meio do Google Acadêmico e varias leituras em relação a BNCC. O artigo expõe as analises feitas com base nas propostas da BNCC, de opiniões e criticas de profissionais da educação, no sentido de esmiuçar os meandros da nova fase da educação no Brasil, que passará por transformações no anos vindouros, seja na parte de metodologia do ensino, seja na área do desenvolvimento pedagógico. Tema que no momento traz preocupações, sobre a autonomia das redes de ensino em construir e disponibilizar seus próprios currí­culos. O estudo concluiu que É importantí­ssimo que os alunos compreendam cada competência, é importante também conversar sobre cada uma delas, discutir com os alunos o que eles estão aprendendo, e porque estão aprendendo, para que entendam o sentido, a importância de cada área de formação e que possam estar abertos a colaborar para que juntos os estudantes possam ajudar a desenvolver o coletivo, sendo protagonistas de suas historias. Se torna muito importante o diálogo e as discussões sobre os projetos polí­ticos pedagógicos das escolas com todos os professores, gestores e colaboradores, para que a concepção de educação possa ser compreendida e incorporada, tornar-se salutar, aproveitar este momento para reflexão sobre a formação do ser humano que é o aluno nesta fase da sua vida. ; This study seeks to gather information about the Common National Curriculum Base, demonstrating that this Base defines the skills and knowledge essential to guide the education of high school students. This article aims to expose analysis with reference to the ability of BNCC to guide students in choosing areas of ...
Publisher:
Faculdade Processus
Year of Publication:
2019-10-30
Source:
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurí­dicos e Financeiros; v. 10 n. 39 (2019): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros, Ano X, Vol.X, n.39, jul./dez., 2019.; 161-179 ; Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros; v. 10 n. 39 (2019): Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros, Ano X, Vol.X, n.39, jul./dez., 2019.; 161-179 ; 2178-2008 ; 2237-2342
Document Type:
info:eu-repo/semantics/article ; info:eu-repo/semantics/publishedVersion ; Artigo Avaliado pelos Pares ; [Article contribution]
Language:
por
Content Provider:
Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros  Flag of Brazil