QUALIDADE NO SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÃO

Autores

  • Dra. Adelaida Pallavicini Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
  • Adriel Vitor Maciel Mendes Centro Universitário Euro Americano
  • Me. Silvana Maria Barbosa da Silva Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Palavras-chave:

Consultoria. Telecomunicação. Eficácia. Produtividade. Qualidade.

Resumo

O tema deste artigo é a gestão da qualidade no serviço de consultoria para empresas de telecomunicação. Investigou-se o seguinte problema: "Uma empresa de telecomunicação que não tenha contratado uma consultoria para seus serviços, pode desempenhar suas atividades ainda com qualidade total, visto os benefí­cios oriundos do uso das ferramentas utilizadas na consultoria?". Cogitou-se a seguinte hipótese "uma reestruturação da organização ou apenas a busca de um avanço positivo nos procedimentos internos ou externos da empresa, com seus produtos ou serviços que são oferecidos ao seu público-alvo". O objetivo geral é "apontar os benefí­cios que uma empresa de telecomunicação terá ao contratar o serviço de um consultor".  Os objetivos especí­ficos são: "Descortinar como funciona a consultoria para empresas de telecomunicação, com conceitos relevantes"; "Explicar maneiras distintas de como poderiam ser feitas as consultorias, com analogia ao Brainstorming"; "Apontar benefí­cios globais e intrí­nsecos í  empresa de telecomunicação dos resultados da consultoria"; "Apresentar instruções para a manutenção e conservação do serviço prestado pela consultoria". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a ser um dos diversos instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da telecomunicação, além de melhoria com a relação direta com a público consumidor desse tipo de serviço. Para a ciência, é relevante pelo fato de mobilizar uma atenção maior a esse setor de serviços, a fim de se ter mais estudos para a melhoria da telecomunicação, perante os problemas colocados neste. Agrega í  sociedade pelo fato de ser a consumidora dos serviços de telecomunicação, logo terá benefí­cios diretos nesse tipo de serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Adelaida Pallavicini Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Doutora em Engenharia de Transportes, Professora no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. [email protected]

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/8704127340153694

 

Adriel Vitor Maciel Mendes, Centro Universitário Euro Americano

Discente do Curso de Administração pelo Centro Universitário Euro Americano. [email protected]

Me. Silvana Maria Barbosa da Silva, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília, Professora da Faculdade Processus e do Centro Universitário Euro Americano. [email protected]

Referências

ABNT. O que é Certificação e como obtê-la?. Disponí­vel em: <http://www.abnt.org.br/certificacao/o-que-e>. Acesso em: 18 nov. 2018.

ANATEL. Qualidade dos Serviços. Disponí­vel em: <http://www.anatel.gov.br/dados/controle-de-qualidade>. Acesso em: 18 nov. 2018.

ANATEL. Ranking Satisfação Geral 2017 - Distrito Federal. Disponí­vel em: <http://www.anatel.gov.br/consumidor/pesquisa-de-satisfacao-e-qualidade/2017/df>. Acesso em: 18 nov. 2018.

ANATEL. Resolução nº 612, de 29 de abril de 2013. Disponí­vel em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2013/450-resolucao-612>. Acesso em: 18 nov. 2018.

BALLESTERO-ALVAREZ, M. E (coordenação). Administração da Qualidade e da Produtividade: Abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

BLOCK, P. Consultoria: o desafio da liberdade: um guia para colocar em prática todo seu conhecimento; Peter Block; tradução Andrea Filatro; revisão técnica Roberto Kanaane. 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001.

CASE, T. A.; CASE, S.; FRANCIATTO, C. Empregabilidade: de executivo a consultor bem-sucedido. São Paulo: Makron Books, 1997.

FAVERO, J. B., TYBEL, D. Guia da monografia: Explicação Prática Sobre Citações e o Uso Correto da Referência Bibliográfica. Disponí­vel em: <https://guiadamonografia.com.br/referencia-bibliografica-citacoes/>. Acesso em: 18 nov. 2018.

GONÇALVES, J. R.. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

JUNQUEIRA, L. A. C. Cada empresa tem o consultor que merece: como otimizar as relações entre clientes e consultores. São Paulo: Editora Gente, 1999.

METTZER. APUD ou Citação de citação segundo as Normas ABNT: acabe com suas dúvidas!. Disponí­vel em: <https://blog.mettzer.com/citacao-de-citacao-apud/>. Acesso em: 18 nov. 2018.

NORMAS E REGRAS. Referências Bibliográficas nas Normas ABNT de Livros e Sites (links): Como Fazer, Normas e Regras. Disponí­vel em: <https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/>. Acesso em: 18 nov. 2018.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e prática. 2. ed. – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2006.

TEMPLUM. ISO 9001: O que é? Para que serve? Benefí­cios?. Disponí­vel em: <https://certificacaoiso.com.br/iso-9001/>. Acesso em: 18 nov. 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S.. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução í  pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Pallavicini Fonseca, D. A., Maciel Mendes, A. V., & Barbosa da Silva, M. S. M. (2019). QUALIDADE NO SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÃO. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 1(2), 54–70. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/172