A Teoria Política Platônica

Autores

Palavras-chave:

Política Platônica, Platão, Ordem Social

Resumo

O artigo visa apresentar os principais lineamentos que sustentam a teoria política platônica, especialmente no que diz respeito a sua reflexão sobre as formas de governo. Analisa-se a classificação das formas de governo proposta por Platão, descrevendo os conceitos de necessidade e noção cíclica do tempo, e mostrando que o principal critério usado por Platão para classificar as formas de governo são as características morais dos governantes. Por último, descreve-se a concepção orgânica e a noção de ordem social na política platônica, relacionando-as com a sua teoria das formas boas e más de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Javier Castro, Centro Universitário UniProcessus

Possui graduação em Filosofia - Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (1987), mestrado em Ciência Política pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1991), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008).

Alejandro Gabriel Olivieri, Centro Universitário UniProcessus

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília ? UnB (2009), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (1995), Bacharel em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires ? UBA (1985).

Lourivânia de Lacerda Castro, Centro Universitário UniProcessus

Mestre em Direito- LL.M.EUR European Legal Practice/ Joint Degree pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2009), especialista em Direito Público pelas Faculdades Integradas do Planalto Central (2011) e Direito Previdenciário pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa (2016). Advogada e professora das disciplinas Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito.

Referências

Aristóteles. (2022). Política. Rio de Janeiro: Vozes.

Bobbio, N. (2017). A teoria das formas de governo. São Paulo: Edipro.

Castro, G., Olivieri, A., & Lacerda, L. (2023). O mundo dicotómico de Platão como fundamento metafísico da sua teoria das formas de governo. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 5(9), jan.-jul.

Dias, A. J. (2014). O cérebro da política. Lisboa: Edições 70.

Platão. (1999). A República. (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural.

Scruton, R. (2015). Como ser um conservador. São Paulo: Record.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Castro, G. J., Olivieri, A. G., & Castro, L. de L. (2024). A Teoria Política Platônica. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 6(11), e061305. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/1305

ARK