Enseñanza de emprendimiento para niños y adolescentes vulnerables

Autores/as

Palabras clave:

Emprendimiento social. Tecnologí­a social. Vulnerabilidad Educación emprendedora

Resumen

La investigación muestra un análisis de tres propuestas brasileñas en la enseñanza del emprendimiento a niños y adolescentes. El objetivo es verificar las propuestas desde el punto de vista de prácticas activas y sucesivamente sobre la viabilidad de la propuesta para la población vulnerable y de bajos ingresos. El resultado muestra avances en propuestas y prácticas con algunas limitaciones. Sin embargo, en relación con la educación para sectores vulnerables y de bajos ingresos, no se encontró una propuesta especí­fica, pero genérica y, por lo tanto, no adecuada. El trabajo puede proceder con el análisis de las prácticas de las organizaciones del tercer sector que se identifican como posibles entidades cuya actividad cerca de casos de bajos ingresos y vulnerabilidad puede dar lugar a prácticas viables. Sin embargo, el enfoque de estas propuestas debe estar relacionado con el emprendimiento familiar orientado a una profesión autónoma y formalizar estas empresas.

 

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Biografía del autor/a

Dr. Alessandro Aveni, Universidade de Brasília (UNB) - DF BRASIL

Bacharel em Administração e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Statale de Milano e em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano ambas na Itália. Possui também Especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas ? FGV. Foi Gerente de Desenvolvimento da Rede Comercial e de Planejamento e Controle na Royal Dutch Shell/Itália. Exerceu função como gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell ,Responsável de Tecnologia da Informação em diversos projetos, sociedades de consultoria e bancos italianos. No Brasil, entre 2005 e 2017, atuou como Professor na UnB, nas modalidades presencial e a distânca, em Administração, com ênfase em: Análise de Sistemas, Orçamento, Finanças e Matemática Financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Entre 2009 e 2010 lecionou na Universidade Estadual de Goiás ? UEG, como Professor de Administração, com ênfase em: Administração Estratégica, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Gestão de Custos. Entre 2012 e 2014 foi estagiário e docente no departamento de Geografia UnB abordando os temas de Política e geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Está em processo de conclusão do doutorado. Entre 2016 e 2018 Atuou como Professor de Gestão de projetos e Gestão do Terceiro setor no curso de Administração Pública da Faculdade Processus Campus II (nota 5 MEC) Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA em 2015 (Projeto: Rede Urbana do Brasil) Atualmente é Professor de Gestão do Terceiro setor da facultade Processus, de Empreendedorismo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico ? CDT/UnB, onde atua também no ensino de Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação ? PPGPRONIT/UnB. Professor voluntário na Multincubadora do CDT onde participa de dois projetos de pesquisa. Ingressou em 2018 no Pód-Doc do Profnit com a pesquisa sobre Indicações Geográficas. È pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes - GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB.

Cv:  http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

E-mail: [email protected]

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Publicado

2019-06-29

Cómo citar

Aveni, D. A. (2019). Enseñanza de emprendimiento para niños y adolescentes vulnerables. Revista Processus De Políticas Públicas Y Desarrollo Social, 1(1), 49–64. Recuperado a partir de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/160