Entrepreneurship teaching for children and vulnerable teenagers

Authors

Keywords:

Social Entrepreneurship. Social Technology. Vulnerability. Entrepreneurship Education

Abstract

The research discusses three Brazilian proposals in teaching entrepreneurship to children and adolescents. The objective is to verify the proposals from the point of view of active practices and successively on the viability of the proposal for low income and vulnerable population. The result shows advances in proposals and practices with some limitations. However, in relation to education for low-income and vulnerable sectors, no specific proposal was found, but generic and therefore not adequate. The work may advance with the analysis of practices of third sector organizations that are identified as possible entities whose activity close to low income and vulnerability cases may result in viable practices. However, the focus of these proposals should be related to family entrepreneurship oriented to an autonomous profession and to formalize these enterprises.

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Author Biography

Dr. Alessandro Aveni, Universidade de Brasília (UNB) - DF BRASIL

Bacharel em Administração e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Statale de Milano e em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano ambas na Itália. Possui também Especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas ? FGV. Foi Gerente de Desenvolvimento da Rede Comercial e de Planejamento e Controle na Royal Dutch Shell/Itália. Exerceu função como gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell ,Responsável de Tecnologia da Informação em diversos projetos, sociedades de consultoria e bancos italianos. No Brasil, entre 2005 e 2017, atuou como Professor na UnB, nas modalidades presencial e a distânca, em Administração, com ênfase em: Análise de Sistemas, Orçamento, Finanças e Matemática Financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Entre 2009 e 2010 lecionou na Universidade Estadual de Goiás ? UEG, como Professor de Administração, com ênfase em: Administração Estratégica, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Gestão de Custos. Entre 2012 e 2014 foi estagiário e docente no departamento de Geografia UnB abordando os temas de Política e geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Está em processo de conclusão do doutorado. Entre 2016 e 2018 Atuou como Professor de Gestão de projetos e Gestão do Terceiro setor no curso de Administração Pública da Faculdade Processus Campus II (nota 5 MEC) Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA em 2015 (Projeto: Rede Urbana do Brasil) Atualmente é Professor de Gestão do Terceiro setor da facultade Processus, de Empreendedorismo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico ? CDT/UnB, onde atua também no ensino de Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação ? PPGPRONIT/UnB. Professor voluntário na Multincubadora do CDT onde participa de dois projetos de pesquisa. Ingressou em 2018 no Pód-Doc do Profnit com a pesquisa sobre Indicações Geográficas. È pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes - GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB.

Cv:  http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

E-mail: [email protected]

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Published

2019-06-29

How to Cite

Aveni, D. A. (2019). Entrepreneurship teaching for children and vulnerable teenagers. Processus Journal of Public Policy and Social Development, 1(1), 49–64. Retrieved from https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/160