Uma discussão célebre: o início da reflexão sobre a melhor forma de governo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6533910

Palavras-chave:

Poder, Formas de Governo, Classificação das formas de governo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os diversos argumentos sobre a melhor forma de governo desenvolvidos por Heródoto no seu livro História. O historiador grego recria uma “discussão celebre” que teria acontecido na Pérsia entre três participantes:  Otanes, Megavises e Dário, cada um dos quais defende uma determinada forma de governo como a melhor ao mesmo tempo que faz uma crítica às formas de governo defendidas pelos outros participantes do debate. Por último, apresenta-se a classificação das formas de governo na filosofia política clássica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Javier Castro Silva, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[1] Graduado em Filosofia – Pontificia Universidad Católica de Valparaiso (1987), Mestre em Ciência Política pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1991), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Professor de Ciência Política e Teoria Geral do Estado no Centro Universitário Processus – UniProcessus.

Alejandro Gabriel Olivieri, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[2] Graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Buenos Aires (UBA), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Sociologia (área de concentração em sociologia ambiental e ecologia política) pela Universidade de Brasília (UnB).

Lourivânia de Lacerda Castro, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[3] Advogada, Mestre em Direito Público, especialista em direito previdenciário, professora de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Administrativo no Centro Universitário Processus - UniProcessus.

Referências

BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

HERÓDOTO. História. São Paulo, eBooksBrasil, 2006.

MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do Espírito das Leis. São Paulo: Círculo do Livro Ltda., 1997.

OLIVIERI, Alejandro, CASTRO, Gustavo. “A sociedade digital de extração de dados na pandemia e seus impactos nas políticas públicas de saúde”. Revista de Direito Sanitário da Comissão de Saúde: Saúde e Ministério Público. Desafios e perspectivas, N 2. Conselho Nacional do Ministério Público, Brasília, CNMP, 2021a.

OLIVIERI, Alejandro, CASTRO, Gustavo. “A sociedade digital de extração de dados na pandemia e os desafios para a democracia”. Revista Processus de Políticas Pública e Desenvolvimento Social. v.3. n.6 p. 19-40. Brasília, 2021b.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Silva, G. J. C., Olivieri, A. G., & Castro, L. de L. (2022). Uma discussão célebre: o início da reflexão sobre a melhor forma de governo. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 4(7), 01–17. https://doi.org/10.5281/zenodo.6533910

ARK