Uma discussão célebre: o início da reflexão sobre a melhor forma de governo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6533910Palavras-chave:
Poder, Formas de Governo, Classificação das formas de governoResumo
O artigo tem como objetivo analisar os diversos argumentos sobre a melhor forma de governo desenvolvidos por Heródoto no seu livro História. O historiador grego recria uma “discussão celebre” que teria acontecido na Pérsia entre três participantes: Otanes, Megavises e Dário, cada um dos quais defende uma determinada forma de governo como a melhor ao mesmo tempo que faz uma crítica às formas de governo defendidas pelos outros participantes do debate. Por último, apresenta-se a classificação das formas de governo na filosofia política clássica.
Downloads
Referências
HERÓDOTO. História. São Paulo, eBooksBrasil, 2006.
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do Espírito das Leis. São Paulo: Círculo do Livro Ltda., 1997.
OLIVIERI, Alejandro, CASTRO, Gustavo. “A sociedade digital de extração de dados na pandemia e seus impactos nas políticas públicas de saúde”. Revista de Direito Sanitário da Comissão de Saúde: Saúde e Ministério Público. Desafios e perspectivas, N 2. Conselho Nacional do Ministério Público, Brasília, CNMP, 2021a.
OLIVIERI, Alejandro, CASTRO, Gustavo. “A sociedade digital de extração de dados na pandemia e os desafios para a democracia”. Revista Processus de Políticas Pública e Desenvolvimento Social. v.3. n.6 p. 19-40. Brasília, 2021b.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.