AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO INSTITUCIONAL: estudo de uma instituição de ensino superior privada no Distrito Federal
Palavras-chave:
Avaliação Institucinal. Gestão da Educação Superior. CPA.Resumo
O surgimento da necessidade de expandir a educação superior e, por conseguinte, das políticas de avaliação, mostraram como a política social deve ser um meio de mudança social ao procurar atender í s mudanças de padrão de exigência da sociedade quanto í necessidade de desenvolvimento por meio da educação. Neste contexto, destacan-se as profundas transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas nos anos 1990 com o advento da crise do Estado Provedor. Essas transformações afetaram diversas áreas sociais e, em especial, a educação superior no Brasil. A partir dessa realidade, nasce um novo Estado Avaliador que viria a promover o crescimento da educação superior pelas instituições privadas e, por meio de diversos dispositivos legais, reforçar a sua posição de regulador do sistema educacional. Dentre as principais leis, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB que inclusive já estabelece uma vinculação da avaliação e com a regulação no contexto da educação. Essa lei provocou desdobramentos significativos para o controle o sistema de avaliação da educação superior e um deles é própria criação da Comissão Própria de Avaliação - CPA. O trabalho de pesquisa em questão apresenta um olhar sobre a evolução histórica inerentes ao sistema de avaliação da educação superior pelo poder pública até a CPA e mostra, por meio de investigação em pesquisa documental, como a CPA passou a fornecer elementos para gestão institucional representar um dos importantes mecanismos para o planejamento estratégico das Instituições de Ensino Superior – IES"™s.
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