HERMENÊUTICA JURÍDICA: APONTAMENTOS PRAGMÁTICOS SOBRE A INFLUÊNCIA INTERPRETATIVA NA CIÊNCIA DO DIREITO

Autores/as

Resumen

O tema deste artigo é hermenêutica jurídica: apontamentos pragmáticos sobre a influência interpretativa na ciência do direito. Investigou-se o seguinte problema: qual a influência da interpretação hermenêutica à luz da ciência do Direito? Cogitou-se a seguinte hipótese: “a hermenêutica tem o condão de transformar a condução legislativa para que atenda os anseios sociais”. O objetivo geral é explanar sobre a contribuição do processo interpretativo na análise da lei. Os objetivos específicos são: elucidar os aspectos que envolvem a metodologia interpretativa da letra da lei; propor uma visão elaborada do processo analítico e construtivo da hermenêutica como ferramenta para os operadores do Direito e conceituar numa condição macro a estrutura visitada pelo hermeneuta em sua condição de julgador. Este trabalho é importante para o operador do Direito pois a validade normativa não é aplicável apenas pelo seu conteúdo léxico; para a ciência, é relevante porque é por meio da hermenêutica que diferentes acepções interpretativas podem surgir, trazendo horizontes não visitados à tona e capacitando especialistas a vislumbrarem direções inéditas; e também agrega à sociedade devido à necessidade das técnicas do Direito evoluírem juntamente com a comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ursula Gracielly Néris Pacheco, Faculdade Processus, DF, Brasil

Graduando em Direito pela Faculdade Processus.

Citas

ANDRADE, Manuel Augusto Domingues de. Ensaio sobre a teoria da interpretação das leis. FERRARA, Francesco. Interpretação e aplicação das leis. 4. ed. Coimbra: Armênio Amado, 1987.
BROCHADO, Mariá. Apontamentos sobre a Hermenêutica Jurídica. Revista da Presidência. Vol. 13, n. 100, 2011.
CANFÃO, Olívio Albino. Métodos de Interpretação Jurídico à Luz do Horizonte Hermenêutico. Revista Direito UNIFACS. Vol. 2, n. 158, 2013.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Interpretação das normas constitucionais. Estudos de Direito Constitucional. Salvador: Jus Podium, 2003.
GÉNY, François. Método de interpretación y fuentes en derecho privado positivo. 2. ed. Madrid: Editorial Reus, 1925.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano III, Vol. III, n.7, jul.-dez., p.95-107, 2020.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano II, Vol. II, n. 5, (ago./dez.), 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019 (Coleção Trabalho de Curso, Vol.I).
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8.ed. Brasília: JRG, 2019.
GRODIM, Jean. Introdução à Hermenêutica Filosófica. São Leopoldo: Unisinos, 1999.
MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 22. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.
VASCONCELLOS, Mércia Miranda; ALVES, Pedro Gonzaga. Hermenêutica Jurídica: um olhar libertário sobre a interpretação do direito. Revista de Direito Brasileira. XXI Congresso Nacional do CONPEDI, 2012.
VIEIRA, André Luiz Valim. Hermenêutica Jurídica: caminhos para uma discussão. Revista eletrônica da faculdade de Direito de Franca. Vol. 6, n. 1, 2012.

Publicado

2021-11-06

Cómo citar

Pacheco, U. G. N. (2021). HERMENÊUTICA JURÍDICA: APONTAMENTOS PRAGMÁTICOS SOBRE A INFLUÊNCIA INTERPRETATIVA NA CIÊNCIA DO DIREITO. Revista Processus Multidisciplinar, 2(4), 781–798. Recuperado a partir de https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/520