BEHAVIORAL SKILLS TEACHED IN THE CLASSROOM: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION

Authors

Keywords:

Soft Skills. Higher Education.

Abstract

The acquisition of soft skills for work constitutes an important parameter and great challenge for researchers, professors and professionals from different areas of knowledge that greatly influence professional and organizational scenarios. In this article we propose to present a teaching experience of incorporation of competences carried out through a discipline mediated entirely by behavioral strategies. The challenge translates into numbers and reveals results from the perception of students who experienced the project during a semester.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Simone Dias Souza Doscher da Fonseca, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1] Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2004), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Formação em terapia familiar pela Vínculo - Oficina Psicossocial e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991). Atua como coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Processus. É professora do ensino superior há 19 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atuou por sete anos como analista de recursos humanos em empresas privadas. Foi servidora pública (professora na função de psicóloga educacional integrando a equipe interdisciplinar de educação especial na área de treinamento de docentes e orientação psicológica e psicopedagógica às famílias) da Secretária Municipal de Educação do município de Duque de Caxias/RJ. Participou da equipe multidisciplinar do IPMDC - Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias como psicóloga clínica por cinco anos, onde fundou e coordenou o Núcleo de Terapia Familiar. Atua como psicoterapeuta clínica em consultório particular.

References

ANTUNES, Ronielle; Castilho, Suely. Formação do líder e suas competências nas organizações. Brasília, 2009.

FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.

GRAMIGNA, M. R. Modelo e competências e gestão de talentos. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

HALVORSON, Heidi Grant. 9 atitudes das pessoas bem-sucedidas. Rio de Janeiro, 2014.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete competência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/competencia/>. Acesso em: 30 de jul. 2019.

http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/350-conhecaomec-1447013193/secretaria-executiva-157786504/12850-competencias . Acesso em: 30 de jul. 2019.

Published

2020-06-20

How to Cite

Fonseca, S. D. S. D. da. (2020). BEHAVIORAL SKILLS TEACHED IN THE CLASSROOM: AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. Revista Processus Multidisciplinar, 1(1), 38–46. Retrieved from https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/645