Publicidade na era da tecnologia: a responsabilidade civil por influência digital em face do código de defesa do consumidor
Palavras-chave:
Publicidade. Responsabilidade civil. Relação jurídica de consumo. Influenciadores digitais.Resumo
O tema deste artigo é a publicidade na era digital: responsabilidade civil por influência digital em face do código do consumidor. Foi estudada a seguinte questão: Existe relação consumível e jurídica entre influenciadores digitais e seus seguidores? Este artigo tem como objetivo analisar a hipótese de responsabilizar os influenciadores digitais em suas práticas publicitárias. Este trabalho é importante para o operador do Direito por se tratar de um tema atual, com impactos diretos no cotidiano da sociedade; para a ciência, é relevante porque está ligado tanto ao comportamento humano quanto às escolhas de compra; agrega à sociedade ao ilustrar a existência da relação de consumo entre os influenciadores e seus seguidores e, portanto, o dever destes de anunciar com clareza e conscientizar o consumidor de que essa publicidade não é uma opinião pessoal, mas sim publicidade paga. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.
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