COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS ENSINADAS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Competências Comportamentais. Ensino Superior.

Resumo

A incorporação de competências comportamentais para o trabalho constitui-se em importante parâmetro e grande desafio para pesquisadores, professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento que influenciam sobremaneira os cenários profissionais e organizacionais. Neste artigo propõem-se apresentar uma experiência docente de incorporação de competências realizada por meio de uma disciplina mediada totalmente por estratégias comportamentais. O desafio se traduz em números e revela resultados a partir da percepção de alunos que vivenciaram o projeto durante um semestre letivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Dias Souza Doscher da Fonseca, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1] Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2004), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Formação em terapia familiar pela Vínculo - Oficina Psicossocial e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991). Atua como coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Processus. É professora do ensino superior há 19 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atuou por sete anos como analista de recursos humanos em empresas privadas. Foi servidora pública (professora na função de psicóloga educacional integrando a equipe interdisciplinar de educação especial na área de treinamento de docentes e orientação psicológica e psicopedagógica às famílias) da Secretária Municipal de Educação do município de Duque de Caxias/RJ. Participou da equipe multidisciplinar do IPMDC - Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias como psicóloga clínica por cinco anos, onde fundou e coordenou o Núcleo de Terapia Familiar. Atua como psicoterapeuta clínica em consultório particular.

Referências

ANTUNES, Ronielle; Castilho, Suely. Formação do líder e suas competências nas organizações. Brasília, 2009.

FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.

GRAMIGNA, M. R. Modelo e competências e gestão de talentos. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

HALVORSON, Heidi Grant. 9 atitudes das pessoas bem-sucedidas. Rio de Janeiro, 2014.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete competência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/competencia/>. Acesso em: 30 de jul. 2019.

http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/350-conhecaomec-1447013193/secretaria-executiva-157786504/12850-competencias . Acesso em: 30 de jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-20

Como Citar

Fonseca, S. D. S. D. da. (2020). COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS ENSINADAS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Processus Multidisciplinar, 1(1), 38–46. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/645