HERMENÊUTICA JURÍDICA: APONTAMENTOS PRAGMÁTICOS SOBRE A INFLUÊNCIA INTERPRETATIVA NA CIÊNCIA DO DIREITO

Autores

Resumo

O tema deste artigo é hermenêutica jurídica: apontamentos pragmáticos sobre a influência interpretativa na ciência do direito. Investigou-se o seguinte problema: qual a influência da interpretação hermenêutica à luz da ciência do Direito? Cogitou-se a seguinte hipótese: “a hermenêutica tem o condão de transformar a condução legislativa para que atenda os anseios sociais”. O objetivo geral é explanar sobre a contribuição do processo interpretativo na análise da lei. Os objetivos específicos são: elucidar os aspectos que envolvem a metodologia interpretativa da letra da lei; propor uma visão elaborada do processo analítico e construtivo da hermenêutica como ferramenta para os operadores do Direito e conceituar numa condição macro a estrutura visitada pelo hermeneuta em sua condição de julgador. Este trabalho é importante para o operador do Direito pois a validade normativa não é aplicável apenas pelo seu conteúdo léxico; para a ciência, é relevante porque é por meio da hermenêutica que diferentes acepções interpretativas podem surgir, trazendo horizontes não visitados à tona e capacitando especialistas a vislumbrarem direções inéditas; e também agrega à sociedade devido à necessidade das técnicas do Direito evoluírem juntamente com a comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Gracielly Néris Pacheco, Faculdade Processus, DF, Brasil

Graduando em Direito pela Faculdade Processus.

Referências

ANDRADE, Manuel Augusto Domingues de. Ensaio sobre a teoria da interpretação das leis. FERRARA, Francesco. Interpretação e aplicação das leis. 4. ed. Coimbra: Armênio Amado, 1987.
BROCHADO, Mariá. Apontamentos sobre a Hermenêutica Jurídica. Revista da Presidência. Vol. 13, n. 100, 2011.
CANFÃO, Olívio Albino. Métodos de Interpretação Jurídico à Luz do Horizonte Hermenêutico. Revista Direito UNIFACS. Vol. 2, n. 158, 2013.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Interpretação das normas constitucionais. Estudos de Direito Constitucional. Salvador: Jus Podium, 2003.
GÉNY, François. Método de interpretación y fuentes en derecho privado positivo. 2. ed. Madrid: Editorial Reus, 1925.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano III, Vol. III, n.7, jul.-dez., p.95-107, 2020.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano II, Vol. II, n. 5, (ago./dez.), 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019 (Coleção Trabalho de Curso, Vol.I).
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8.ed. Brasília: JRG, 2019.
GRODIM, Jean. Introdução à Hermenêutica Filosófica. São Leopoldo: Unisinos, 1999.
MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 22. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.
VASCONCELLOS, Mércia Miranda; ALVES, Pedro Gonzaga. Hermenêutica Jurídica: um olhar libertário sobre a interpretação do direito. Revista de Direito Brasileira. XXI Congresso Nacional do CONPEDI, 2012.
VIEIRA, André Luiz Valim. Hermenêutica Jurídica: caminhos para uma discussão. Revista eletrônica da faculdade de Direito de Franca. Vol. 6, n. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Pacheco, U. G. N. (2021). HERMENÊUTICA JURÍDICA: APONTAMENTOS PRAGMÁTICOS SOBRE A INFLUÊNCIA INTERPRETATIVA NA CIÊNCIA DO DIREITO. Revista Processus Multidisciplinar, 2(4), 781–798. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/520