Implementação de metodologias ágeis na gestão das demandas dos núcleos de práticas jurídicas
Palavras-chave:
Metodologias ágeis. Núcleo de Prática Jurídica. Comunidade. Novas tecnologias.Resumo
Trata-se de projeto de extensão inserido na área temática Direitos Humanos e Justiça, na linha de extensão Tecnologia e Produção, com tema sobre a Implementação de metodologias ágeis na gestão das demandas do Núcleo de Práticas Jurídicas para tornar o atendimento à comunidade mais eficiente, assertivo e assim entregar mais valor nos serviços jurídicos de orientação, implementação de mecanismos para a solução dos conflitos, consultoria e de prática contenciosa junto à comunidade. O objetivo projeto de pesquisa foi buscar unir ferramentas inovadoras no processo de atendimento do NPJ às demandas da comunidade e ampliar o conhecimento dos discentes conectando-os às novas tecnologias e metodologias. Além disso, buscou-se possibilitar maior aproximação entre o UniProcessus e a comunidade externa, especialmente porque as ferramentas desenvolvidas poderão ser adotadas em todas as disciplinas que integram o atendimento à comunidade, não se encerrando após a finalização do presente projeto de extensão. O trabalho foi desenvolvido considerando: a) questionário feito na plataforma Google Forms com os assistidos pelos NPJ’s e; b) Literatura técnica e específica sobre Scrum e demais metodologias ágeis. Espera-se que os resultados apresentados sejam empregados em outras turmas/núcleos com o objetivo principal de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos assistidos, por meio de Monitoramento e registro dos processos que estão sendo, ou já foram, trabalhados pelo NPJ, envio de Guia Passo a Passo para instrução dos assistidos em diferentes formas de assinatura eletrônica, gov.br e Adoby Acrobat, desenvolvimento do trabalho em equipe, da comunicação e do planejamento na gestão de processos jurídicos entre os alunos-estagiários e os assistidos, formando corpo discente com visão interdisciplinar e compromisso social e ampliação do conhecimento dos discentes conectando-os às novas tecnologias e metodologias, além de possibilitar maior aproximação entre o UniProcessus e a comunidade externa.
Downloads
Referências
BOEG, J.; Kanban em 10 passos. Tradução de Leonardo Campos, Marcelo Costa, Lúcio Camilo, Rafael Buzon, Paulo Rebelo, Eric Fer, Ivo La Puma, Leonardo Galvão, Thiago Vespa, Manoel Pimentel e Daniel Wildt. C4Media, 2010.
CRUZ, Fábio - SCRUM e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projeto. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
Legal design [recurso eletrônico]: teoria e prática / Alexandre Zavaglia Coelho...[et al.]; coordenado por José Luiz de Moura Faleiros Júnior, Tales Calaza. - Indaiatuba, SP. Editora Foco, 2021. P. 671. ePUB.
FALEIROS JÚNIOR, José Luiz de Moura. O direito visual (visual law) e o consentimento livre, informado e inequívoco do titular. Disponível em https://www.migalhas.com.br/coluna/migalhas-de-protecao-de-dados/379335/o-direito-visual-e-o-consentimento-livre-informado-e-inequivoco Acesso em 10 jun de 2023.
FALEIROS JÚNIOR, José Luiz de Moura (coord.); CALAZA, Tales (coord.); SOUZA, Leonardo Sathler de. LEGAL DESIGN. "Visual Law e o Direito". Indaiatuba: Foco, 2021.
FACHINI, Tiago. Núcleo de prática jurídica (NPJ): o que é, como funciona e quem pode participar Disponível em <https://www.projuris.com.br/blog/como-funciona-nucleo-de-pratica-juridica-npj/> Acesso em 10 jun de 2023.
PEREIRA, P.; TORREÃO, P.; MARÇAL, A. S. Entendendo Scrum para gerenciar projetos de forma ágil. Mundo PM, v. 1, p. 3-11, 2007.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. The scrum guide-the definitive guide to scrum: The rules of the game. SCRUM. org, Nov-2017, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Processus Multidisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.