Artigo 13: ESPORTES BRASILEIROS E DISCRIMINAÇÃO DE MULHERES

Autores

  • Gabriela Autran Dourado Dutra Nicacio Faculdade Processus - DF

Palavras-chave:

ESPORTES BRASILEIROS, DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES, DIREITO

Resumo

Em tempos em que a união entre as pessoas tem sido amplamente aclamada, ainda é possí­vel testemunhar várias formas de discriminação de mulheres no esporte.
Até pouco tempo atrás, as mulheres eram tratadas na sociedade brasileira como cooperadora da organização polí­tica, social e cultural do paí­s. O Brasil foi descoberto em 1500 e, aproximadamente 20 anos depois, a colonização começou. A partir de então, as mulheres viviam em uma sociedade de escravidão rural, na qual o homem era o chefe da famí­lia, responsável pelo apoio e segurança dos membros da famí­lia e a mulher era a dona de casa, obediente í  vontade do homem, educando mãe e administradora domiciliar. Essa situação perdura há muitos anos e surgem alguns movimentos em busca da igualdade de direitos entre homens e mulheres como primeira legislação sobre a educação das mulheres, a assinatura da lei íurea pela princesa Isabel que libertou todos os escravos no Brasil, o novo código eleitoral que introduziu as mulheres direito de voto e a terceira constituição brasileira em 1934 que proí­bem as diferenças salariais com base no sexo, idade, nacionalidade ou estado civil.

Biografia do Autor
Possui graduação em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2003). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito desportivo, esporte, doping, sports law e transexual. Também atua no Direito Civil, principalmente em atividades ligadas ao Direito de Famí­lia e Sucessões

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-20