MACINTOSH, NORMAN B.ETAL. ASSIMULACRUM CONTíBIL E HIPERREALIDADE: PERSPECTIVAS EM RECEITAS E CAPITAL.ACCOUNTING, ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE.N . 25, 2000, p. 13–50.
Palabras clave:
MACINTOSH, NORMAN B. ET AL. CONTA COMO SIMULACRUM E HIPERREALIDADEResumen
O artigo se baseia em duas linhas independentes da literatura – teoria das ordens de simulacros de Baudrillard e a teoria da contabilidade financeira – para investigar a informação em relatórios contábeis. Primeiramente, é feita uma descrição da contabilidade dos tempos antigos, quando os modelos contábeis eram tidos como referências inequívocas para os "reais" objetos ou eventos físicos ou sociais. Usa-se então a cronologia das "ordens de simulacros" de Baudrillard e seus conceitos de simulacro, hiper-realidade e implosão para interpretar mudanças historicamente documentadas nos relacionamentos entre modelos de referência da contabilidade e alguns enigmas contábeis atuais. A principal tese é que muitos modelos contábeis não se referem a objetos ou eventos reais e que a contabilidade não funciona muito de acordo com a lógica da representação transparente da informação econômica. Ao invés, a contabilidade crescentemente modela somente o que é por si só ummodelo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.