THE PSYCHOLOGICAL THEORY OF VOTING AND FAKE NEWS – THE MICHIGAN MODEL OF ELECTORAL DECISION
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7313871Keywords:
Psychological Theory of Voting. Michigan Model of Election Decision. North American Political Psychology.Abstract
Este artigo tem por objetivo explorar a teoria psicológica do voto e associar a formação de preferências do eleitor na escolha do seu candidato em pleitos eleitorais. A teoria se origina na Universidade de Michigan, na publicação do livro, “The American Voter”, que foi um survey produzido por cientistas políticos e psicólogos sociais, que se uniram em torno das duas áreas do conhecimento para criar a teoria psicológica do voto. A teoria psicológica do voto é uma evolução da teoria sociológica do voto, onde incorporou aspectos da psicologia e da ciência política para explicar o fenômeno de escolha eleitoral.
Downloads
References
COSTA, Cristina; BLANCO, Patrícia (org.). Liberdade de expressão e campanhas eleitorais - Brasil 2018. São Paulo: ECA-USP, 2019. 275 p. DOI: 10.11606/9788572052320. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/7208.
JÚNIOR, Martinez; NORBERTO, Sanches. Corrupção e participação eleitoral: um estudo empírico sobre os impactos da publicidade da corrupção nas eleições municipais no Brasil. Dissertação apresentada à Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas como requisito necessário para a obtenção do título de Mestre em Economia. São Paulo, SP, 2019. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/27161.
CRUZ, Patrícia Alves. Comportamento eleitoral: um estudo sobre as teorias explicativas para o voto no Brasil. Monografia apresentada à Banca Examinadora da Universidade Federal do Paraná para obtenção de título de especialista em Sociologia Política. Curitiba, PR, 2011.
MOTTA, Juliana Carla Bauerle. Comportamento eleitoral e propaganda política, principais conceitos e explicações. Da representação democrática e sua legitimidade diante das manifestações populares de 2013 no Brasil. Rev. Fac. Derecho Cienc. Polit. - Univ. Pontif. Bolivar. vol.48 no.129 Medellín Jully/Dec. 2018. Medelín, COL.
LUSKIN, Robert. Measuring Political Sophistication. American Journal of Political Science, Vol. 31, No. 4 (Nov., 1987), pp. 856-899 Published by: Midwest Political Science Association. USA, 1987.
KINDER, Donald Ray. Opinion and Action in the Realm of Politics. In D. T. Gilbert, S. T. Fiske, & G. Lindzey (Eds.), The handbook of social psychology (p. 778–867). McGraw- Hill, New York, USA, 1998.
FIGUEIREDO, Marcus Faria. A decisão do voto. Democracia e racionalidade. Editora UFMG, Belo Horizonte, MG, 2008.
PORCELLO, Flávio; BRITES, Francielly. Verdade x Mentira: A ameaça das fakenews nas eleições de 2018 no Brasil. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – 2 a 8/09/2018. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Joinville, SC, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/184434/001078994.pdf?sequence=1.
DELMAZZO, Caroline; VALENTE, Jonas. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo vol.18 no.32 Lisboa, PT, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_32_11
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal; JABLONKSI, Bernanardo. Psicologia social. Vozes, Petrópolis, RJ, 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=gHZ5EAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=Rodrigues,+A.,+Assmar,+%26.,+Jablonski,+B.+(2009).+Psicologia+social.+Vozes,+Petr%C3%B3polis,+RJ&ots=Hy8zhLHukt&sig=bZf-5dzFW1HQ3F4hghrehkMhw7k#v=onepage&q&f=false
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.