EDUCATIONAL GOVERNANCE IN THE CONTEXT OF CONTEST FEDERAL DISTRICT AUDIENCES
Keywords:
Governance ContestsPublics. Entrepreneurs in the area of "‹"‹public tenders.Abstract
Over the past two decades, governance employed in the context of the public procurement plays a crucial role in the life of who prepares for a public career. This one
debate about such governance actors is widespread in the Federal District for hosting the main governmental bodies of the Union. This article aims to show the role of
governance in this branch. It aims to present the actors that form the contest network. Search present the relationship that currently exists between higher education and preparatory courses, reference to the work carried out in the Processus College.
Downloads
References
Políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de
Janete Bridon: Ponta Gossa, Paraná: UEPG, 2014.
.Educationreform:acriticalandpost structural approach. Buckingham: Open
University Press. 1994.
BALL,S.J.;GEWIRTZ,S.Capturedbythediscourse:
issues and concerns in researching parental
choice. British Journal of Sociology of Education,
London, v. 14, n. 1, p. 63-79,1994.
BRASIL. CONSTITUIÇíO DA REPÚBLICA
FEDERATIVADOBRASIL,de 24 de janeirode 1967.
Arts. 95 e 96. Disponível em <http://www.- planalto.gov.br>. Acesso em 15 jun.2016.
. CONSTITUIÇíO DA REPÚBLICA
FEDERATIVA DO BRASIL, de 05 de outubro de
1988. Arts. 37 e 173. Disponível em
<http://www.-planalto.gov.br>. Acesso em 15
jun. 2016.
. DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DEMAIO
DE 1943 – Aprova a consolidação das leis do
trabalho. Disponível em <http://www.-
planalto.gov.br>. Acesso em 15 jun. 2016.
. EMENTA CONSTITUCIONAL Nº 1de
1969. Disponível em <http://www.-
planalto.gov.br>. Acesso em 15 jun. 2016.
. LEI COMPLEMENTAR Nº 840, DE 23DE
DEZEMBRO DE 2011. Disponível em
<http://www.-planalto.gov.br>. Acesso em 15
jun. 2016.
.LEINº8.112,DE11DEDEZEMBRODE
1990. Dispõe sobre o regime Jurídico dos
servidores públicos civis da União, dasautarquias
e das fundações públicas federais. Disponívelem
<http://www.-planalto.gov.br>. Acesso em 15
jun. 2016.
.LEINº9.394,de20DEDEZMBRODE
1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Disponível em
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L
9394.htm>. Acesso em 15 jun. 2016.
BRESSER PEREIRA, Luis C. (1998). Reforma do
estado para a cidadania. São Paulo: Ed. 34;
Brasília: Enap.
CAPELLA, A. C. N. Menos governo e mais
governança? Repensando a lógica da ação
estatal. Paper apresentado no 6º Encontro da
ABCP, UNICAMP, São Paulo, 2008.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de
direito administrativo. 21. ed. Rio de Janeiro:
Lumen Juris, 2008.
CASTRO SANTOS, Maria H. (1997).
Governabilidade, governança e democracia:
criação da capacidade governativa e relações
Executivo Legislativo no Brasil pós-constituinte.
In: Dados: Revista de Ciências Sociais, v. 40, n. 3.
DINIZ, Eli. (1997). Governabilidade, democracia e
reforma do estado. In Diniz, E. e Azevedo, S.
Reforma do Estado e Democracia no Brasil.
Brasília, UNB. (p. 19-53). FIORI, José L. (1998)
[1995]. Por que governabilidade? Qual
governabilidade? In: Fiori, J.L. Os Moedeiros
Falsos. 4. ed. Petrópolis: Vozes.
ENTREVISTACOMSTEPHENJ.BALL:UMDIíLOGO
SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, PESQUISA E POLíTICA
EDUCACIONAL JEFFERSON MAINARDES*MARIA
INÊS MARCONDES**Educ. Soc., Campinas, vol.
30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível
em <http://www.cedes.unicamp.br>.
Acessoem 15 jun. 2016.
FOCUALT, M. Discipline and punish.
Hardmondsworth: Peregrine, 1979.
KETTL, Donald. (2000). The global public
management revolution: a report on the
transformation of governance. Washington,
Brookings Institution.
MELO, Marcus A.B.C. (1995). Ingovernabilidade:
desagregando o argumento. In Valladares, L. e
Coelho, M.P (orgs.). Governabilidade e Pobreza
no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
OLMEDO, A. Policy-makers. Market advocates
and edu-business: new and renewed players in
the spanish education policy arena. Journal of
Education Policy, 28(1), 2012.
OSBORN, D. e GAEBLER, T. (1992). Reinventing
government. Reading, Addison-Wesley.
PERONI, V. M. V. (2013). Redefinições das
fronteirasentreopúblicoeoprivado:implicações
para a democratização da educação. Brasília:
LiberLivro.
PERTERS. G. e PIERRE, J. Rethinking public
administration. In: Journal of Public
Administration Research and Theory (8), 1980.
SHAMIR, R. The age of responsibilitization: on
Market-embedded morality. Economy and
Society, 37(1), 2008.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M.C.
Conversão das "almas" pela
liturgia da palavra:
umaanálisedodiscursodomovi
mentotodospela educação. In:
Stephen J. Ball; Jefferson
Mainardes. (Org.). Políticas
Educacionais:
questõesedilemas.1ed.SãoPa
ulo:Cortez,2011,
v. 1.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI 231-RJ.
Tribunal Pleno. Relator:
Moreira Alves. Julgamento
em: 05/08/1992. Publicado
em: DJ 13/11/1992.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.