Artigo 09: ENCENAÇÃO PARA UMA MORTE ANUNCIADA: SANDRO DO NASCIMENTO E AS MULHERES DO ÔNIBUS 174 - UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE GÊNERO E DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Dr. Sulivan Charles Barros Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Palavras-chave:

MORTE, NASCIMENTO, OÌ‚NIBUS 174

Resumo

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2000. Talvez o Rio (e o Brasil) não tenha visto cenas tão dramáticas de violência e tortura psicológica em suas ruas como naquela tarde de segunda-feira no bairro do Jardim BotaÌ‚nico, Zona Sul da Cidade. Foram mais de quatro horas de terror, com transmissão direta pela TV. Um ó‚nibus da linha 174, Gávea/Central, foi sequestrado por um homem alto, negro, aparentemente drogado, que se identificou como Sérgio e disse estar possuído pelo diabo. Ele embarcou armado, na Rua Jardim BotaÌ‚nico, em frente ao Hospital da Lagoa, aÌ€s 14h25. Avisada por um pedestre, a polícia alcançou e parou o ó‚nibus em frente ao Parque Lage. O trocador, o motorista e alguns passageiros conseguiram escapar, mas onze reféns ficaram no ó‚nibus.

Biografia do Autor

Sociólogo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC. Coordenador da Comissão de Extensão e Cultura da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás- INHCS/UFG/RC/Representante Titular da UAE História e Ciências Sociais na Câmara Regional de Extensão e Cultura da Regional Catalão. Membro Suplente (Representante da Câmara Regional de Catalão - írea de Ciências Humanas) na Câmara Superior de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás - UFG. Vice-Coordenador da Comissão de Pesquisa da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais - INHCS/UFG/RC. Coordenador do Laboratório de Etnografia, Arqueologia e Museologia (LEAM) da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais - INHCS/UFG/RC. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Ciências Sociais/Bacharelado e Ciências Sociais/Licenciatura da Regional Catalão. Fui Coordenador do Museu Antropológico do Cerrado - MACER do Centro Integrado do Cerrado -CIC da Universidade Federal de Goiás - UFG, Regional Catalão (2015-2017). Fui Vice-Coordenador do curso de Ciências Sociais - Bacharelado da Universidade Federal de Goiás - UFG, Regional Catalão (2015-2017). Fui Professor Visitante do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas -CEPPAC da Universidade de Brasí­lia (2011-2013). 

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2007.
CALDEIRA, Cesar. "Mancha na cidade do Rio de Janeiro: a trajetória de um delinqüente notável" In. Revista de Informação Legislativa. Brasília a. 40 n. 159 jul./set., 2003.
GORITA, Marcos Alan. Notícias do crime, relatos da insegurança: os discursos da violência na cidade do Rio de Janeiro (1985-2000). Dissertação de Mestrado em Sociologia e Antropologia, IFCH/UFRJ, 2003.
PENNAFORT, Roberta. PMs são abolvidos no caso do ó‚nibus 174. O Estado de São Paulo, São Paulo, 12 dez.2002. Disponível em: http://www.estado.estadao.com.br/jornal/020917/news075.html, Acesso em: 29 out.2008.
PERROT, Michele. Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
PIAULT, Marc-Henri. "Da violência, ou como se livrar dela. A propósito do seqüestro de um ó‚nibus no Rio de Janeiro" In. BIRMAN, Patrícia; LEITE, Márcia Pereira (Orgs.), Um Mural para a dor: movimentos cívico-religiosos por justiça e paz. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2004.
ROCHA, Leonardo Coelho. O caso ó‚nibus 174: entre o documentário e o telejornal. Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. Belo Horizonte, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH, 2004 . Disponível em:
<http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=791>, acesso em: 18 março de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-20