Artigo 13: ESPORTES BRASILEIROS E DISCRIMINAÇÃO DE MULHERES
Palavras-chave:
ESPORTES BRASILEIROS, DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES, DIREITOResumo
Em tempos em que a união entre as pessoas tem sido amplamente aclamada, ainda é possível testemunhar várias formas de discriminação de mulheres no esporte.
Até pouco tempo atrás, as mulheres eram tratadas na sociedade brasileira como cooperadora da organização política, social e cultural do país. O Brasil foi descoberto em 1500 e, aproximadamente 20 anos depois, a colonização começou. A partir de então, as mulheres viviam em uma sociedade de escravidão rural, na qual o homem era o chefe da família, responsável pelo apoio e segurança dos membros da família e a mulher era a dona de casa, obediente í vontade do homem, educando mãe e administradora domiciliar. Essa situação perdura há muitos anos e surgem alguns movimentos em busca da igualdade de direitos entre homens e mulheres como primeira legislação sobre a educação das mulheres, a assinatura da lei íurea pela princesa Isabel que libertou todos os escravos no Brasil, o novo código eleitoral que introduziu as mulheres direito de voto e a terceira constituição brasileira em 1934 que proíbem as diferenças salariais com base no sexo, idade, nacionalidade ou estado civil.
Biografia do Autor
Possui graduação em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2003). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito desportivo, esporte, doping, sports law e transexual. Também atua no Direito Civil, principalmente em atividades ligadas ao Direito de Família e Sucessões
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.